Cuiabá, Domingo, 21 de Setembro de 2025
MUNDO FITNESS
21.09.2025 | 10h00 Tamanho do texto A- A+

Olhar no espelho e gostar do que vê: a era das mulheres musculosas

Saúde mental motiva prática; 55% das mensalidades das academias são de mulheres

Reprodução

Laura e Elis, respectivamente

Laura e Elis, respectivamente

LARISSA AZEVEDO
DA REDAÇÃO

Práticas como musculação, crossfit e fisiculturismo têm ganhado destaque nos últimos anos, com aberturas de academia e trends em redes sociais relacionadas ao mundo fitness. Com isso, um novo estilo de vida focado no corpo musculoso entre as mulheres tem se popularizado cada vez mais na sociedade. 

São formas de fortalecer o meu corpo e minha mente, e expressar minha identidade, manter o foco e conquistar saúde e confiança

 

No Brasil, cerca de 55% das mensalidades das academias são de mulheres, de acordo com informações da Associação Brasileira de Academias. 

 

O MidiaNews conversou com mulheres que se dedicam às atividades físicas tanto na área do lazer quanto na do trabalho, enquanto ainda conciliam suas rotinas com familiares e amigos. 

 

A personal Laura Caren Ferreira Barbosa, de 37 anos anos, iniciou na musculação na adolescência, por recomendação médica, quando estava acima do peso. 

 

Apesar de sempre ter gostado da prática, em seu primeiro casamento a musculação não era permitida pelo marido. Após terminar este relacionamento, Laura deu início ao seu sonho de fazer faculdade de Educação Física, em 2014. 

 

Competidora

 

Desde então a personal se formou e trabalha na área. Além de manter uma rotina regrada na musculação, também é ativa em atividades que envolvem o crossfit, e já participou de competições. 

 

“É muita emoção, porque no crossfit em si, você não compete com mais ninguém, é muito você. É muita superação conseguir fazer algo, aumentar sua carga, fazer um exercício, mas participar dos campeonatos é muito, muito bom”, disse. 

 

A profissional disse que enquanto o crossfit é uma terapia, a musculação é a sua paixão, o que a faz realizada em seu trabalho, mesmo com uma rotina corrida. Laura começa o dia às 04h30, quando acorda para se preparar para sair de casa às 5h, pronta para o primeiro aluno do dia. 

 

 

Após dar aulas o dia inteiro e ainda tirar tempo para o seu próprio treinamento, Laura chega em casa e prepara a janta e almoço do dia seguinte para ela e para o filho, de 14 anos. 

 

Apesar da rotina muitas vezes cansativa, a personal precisa da prática para manter a sua saúde mental. 

 

“O exercício me ajuda em muitas coisas. Por exemplo, eu sou um pouco ansiosa, então o exercício dá uma aliviada nessa ansiedade que eu tenho. Na correria também, se eu tenho um problema de filho adolescente e começa a dar um pouquinho de dor de cabeça, e eu já quero dar uma pedalada, fazer um exercício. Porque no momento do exercício, você não pensa em mais nada, só nele: a respiração, a contração”, afirmou. 

 

“É uma hora que você esquece dos problemas. A atividade não é aquela coisa só de estética, é de saúde mental mesmo”, complementou. 

 

Dedicada

 

Outra personal que também tem uma rotina cansativa mas ama o que faz é Elis Bianka Taborga, de 29 anos, que também é fisiculturista. 

 

A atleta entrou no mundo da musculação com 15 anos de idade, e no fisiculturismo há apenas três anos, mas já carrega diversas medalhas das competições em que participou. 

 

Apesar disso, o seu maior desafio também está no dia a dia, já que começa a atender os seus alunos desde às 5h. Ela dá aula até às 15h e volta às 18h20, quando fica até 21h40. “Durante a preparação, preciso me virar para conseguir comer, fazer 2 horas de cardio e ainda treinar, o que às vezes dura de 1h a 1h30”, disse.

 

“Quando chego em casa, ainda tenho as tarefas domésticas: lavar roupa, louça, limpar a casa. Almoço tarde, preparo minhas refeições. Aos domingos, monto minhas marmitas, e meu esposo ajuda. Durante a semana, tudo precisa estar pronto no dia anterior”, afirmou.

 

Mesmo assim, a musculação e o fisiculturismo vão muito além da estética para Elis. 

 

Arquivo pessoal

foto elis

Elis Bianka já ganhou diversos prêmios em campeonatos de fisiculturismo

“Para mim representam disciplina, autocuidado e transformação pessoal. São formas de fortalecer o meu corpo e minha mente, e expressar minha identidade, manter o foco e conquistar saúde e confiança. Eles também me trazem senso de pertencimento e liberdade, mostrando que é possível mudar com esforço e dedicação”, afirmou. 

 

De miss à fisiculturista 

 

Elis começou no fisiculturismo aos 26 anos, quando a sua coach viu potencial em seu corpo. 

 

Ela era miss e desfilava em concursos de beleza quando procurou a profissional para ajustar a sua dieta. “Foi quando ela me enxergou como atleta, dizendo que meu biotipo e estrutura eram mais de uma atleta do que de uma miss. Aí eu concordei e deixei ela me preparar para os campeonatos”, afirmou. 

 

A atleta não parou e passou os próximos meses se preparando para a sua primeira competição. A partir deste momento ela já saiu vitoriosa em muitos campeonatos. 

 

Competições e conquistas de Elis Bianka:

 

Top 1 wellness open D Musclecontest Cuiabá 2023

 

Top 3 Wellness novice Musclecontest Cuiabá 2023 

 

Top 1 Wellness open D Pantanal Contest (Estadual) 2023

 

Top 1 Woman’s Estreantes Musclecontest Cuiabá 2025 

 

Top 1 Woman’s Open Musclecontest Cuiabá 2025 

 

Top 1 Wellness Open D Musclecontest Cuiabá 2025 

 

Top 3 Wellness Novice Musclecontest Cuiabá 2025 

 


No último campeonato em que participou, no entanto, a atleta teve que deixar de usar anabolizantes e diminuir os treinos e cardio, pois a sua rotina estava muito intensa. 

 

Ela ressalta a importância de ter um profissional ao lado de cada atleta para prezar pela sua saúde no dia a dia e nas competições. “Minha saúde é prioridade, e por isso escolhi essa coach. E eu também prezo pela minha feminilidade, por isso as doses de anabolizantes são sempre muito baixas e seguras”, disse. 

 

Preconceito e inspiração 

 

Apesar de haver um aumento notável da adesão feminina, especialmente de mulheres adultas jovens, nas academias, de acordo com a Associação Brasileira de Academias, as mulheres com músculos visíveis ainda sofrem preconceito por parte da sociedade. 

 

Recebo elogios de mulheres e de homens. Isso estimula a gente a não parar

As profissionais relataram a presença de comentários e “olhares tortos” em diversas situações. De acordo com ela, mulheres esteticamente fortes ainda são vistas por muitas pessoas como “erradas”. 

 

“Todos os dias eu percebo preconceito. Alguns homens, talvez por se sentirem inferiores, tentam diminuir, atingir ou criticar mulheres atletas para se sentirem superiores. Eles dizem que parecemos homens. E as mulheres, em menor quantidade, dizem que não acham bonito, mas aí o problema é delas”, disse Elis Bianka. 

 

Arquivo pessoal

foto laura

Laura em competição de crossfit

Laura confessa que apesar do preconceito visível, ama olhar no espelho e ver o seu corpo musculoso, e até gosta de chegar em um lugar e chamar atenção por seu físico. Além do julgamento, a personal também recebe muitos elogios.

 

“Recebo elogios de mulheres e de homens. Isso estimula a gente a não parar, porque também não é só o caso de você somente treinar. Tem também alimentação, tem todo um rolê, não adianta você somente treinar, treinar, treinar e não organizar um pouquinho sua alimentação, não deixar de comer um docinho, tomar um sorvete, uma cerveja, coisas assim”, afirmou. 

 

O sacrifício que fazem pelo corpo ao manterem rotinas fixas de treino e alimentação regrada, também são fonte de inspiração para muitas mulheres que desejam entrar no mundo fitness. 

 

“Muitas mulheres me elogiam e dizem que se inspiram e se espelham em mim. Fico muito feliz com esses comentários, porque o que elas não imaginam é que são elas que me inspiram a continuar e me mostram que estou no caminho certo”, disse Elis. 

 

Justamente por saber que é fonte de inspiração para mulheres que querem iniciar o processo de musculação, Laura busca sempre manter o seu processo real ao publicar em suas redes sociais. 

 

“Eu posto no Instagram, eu mostro para elas: ‘olha galera, eu engordei, estou gordinha, vamos aqui entrar na dieta, fazer mais exercício, parara’ e tudo. Eu mostro bem a realidade mesmo. ‘Dei uma engordada no final de semana, comi demais’, entendeu? Porque a gente também tem essa hora de lazer, de querer comer outras coisas”, afirmou. 

 

Ela ressaltou que a musculação pode ser algo equilibrado, e não é feita só de sacrifícios, como muitas pessoas pensam. Os exercícios físicos são um meio para manter a saúde física e mental, não algo que deve ser considerado apenas esteticamente. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia