Um pescador Fellipy Escobar registrou imagens do Rio Cuiabá. O vídeo mostra a água escura e uma grande quantidade de lixo flutuando perto da cidade. São visíveis garrafas plásticas, sacolas, copos descartáveis e outros resíduos na superfície.
O pescador informou ao G1 que todos os pontos por onde passou estavam poluídos com rejeitos. Ele pratica pesca esportiva na região há mais de dez anos e relatou que é comum aparecer lixo no trajeto, mas não na quantidade vista no domingo (14), quando fez o flagra.
O vídeo foi gravado próximo à Ponte Sérgio Motta, mas a sujeira estava por todo o rio. Havia garrafas PET, marmitas, sacolas e a água estava escura. O rio Cuiabá é a principal fonte de abastecimento de água para Cuiabá e Várzea Grande.
A prefeitura informou que remove cerca de 20 toneladas de lixo do Rio Cuiabá por mês. A limpeza é feita com uma balsa ecológica que percorre o trecho urbano do rio. De acordo com a prefeitura, o acúmulo de lixo aumentou após as chuvas e ventos fortes do domingo. Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente fez uma inspeção na área na terça-feira, 16.
A maior concentração de lixo foi registrada nas margens da Orla do Porto I. A concessionária de água local informou que monitora constantemente a qualidade da água nos pontos de captação e que o fornecimento à população segue dentro dos parâmetros de segurança.
Veja o vídeo:
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|