Cuiabá, Sábado, 27 de Setembro de 2025
CIÊNCIA E INOVAÇÃO
27.09.2025 | 17h16 Tamanho do texto A- A+

Pesquisa explora óleo de jacaré como produtos para a saúde

A utilização do ingrediente natural pode ser para fins farmacêuticos, cosméticos e nutracêuticos

Arquivo pessoal

O óleo é um recurso natural tradicionalmente utilizado pelas comunidades ribeirinhas e indígenas

O óleo é um recurso natural tradicionalmente utilizado pelas comunidades ribeirinhas e indígenas

DA REDAÇÃO

Um projeto de pesquisa sobre os benefícios do óleo de jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare) foi elevado ao estágio de inovação, para ser utilizado como produtos farmacêuticos, cosméticos e nutracêuticos. Em um diálogo entre o conhecimento ancestral, aliados agora, às técnicas científicas.

Uma demonstração concreta de como a ciência pode se beneficiar da biodiversidade brasileira de forma ética e sustentável

 

O projeto é coordenado pelo professor doutor Fabricio Rios-Santos, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialista em farmacologia e imunofarmacologia, apoiado pelo professor doutor Leandro Nogueira Pressinotti, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), com vasta experiência em cicatrização e biologia celular. 

 

O óleo é um recurso natural tradicionalmente utilizado pelas comunidades ribeirinhas e indígenas.

 

Juntos, eles lideram uma equipe multidisciplinar dedicada a desvendar os segredos do óleo do jacaré-do-Pantanal, e transformar esse conhecimento em produtos que beneficiem a saúde.

 

Historicamente, o óleo extraído do jacaré-do-Pantanal é utilizado por populações ribeirinhas e indígenas para fins cicatrizantes, terapêuticos, anti-inflamatório para tratar feridas, contusões musculares (rasgaduras), e lesões ósseas (quebradura). Uma tradição que, agora, passa a receber respaldo científico rigoroso.

 

Regeneração celular

 

Suas principais características bioquímicas incluem uma composição única de ácidos graxos essenciais, como o ômega-9 (ácido oleico), o ômega-6 (ácido linoleico) e o ômega-7 (ácido palmitoleico). Esses componentes são responsáveis por promover a regeneração celular, fortalecer a barreira cutânea e combater processos inflamatórios.

 

De acordo com o coordenador do projeto, a pesquisa é "uma demonstração concreta de como a ciência pode se beneficiar da biodiversidade brasileira de forma ética e sustentável". 

 

"Ao valorizar as tradições locais e ao mesmo tempo aplicar modernos métodos laboratoriais, o projeto reforça o potencial do Pantanal como uma fonte inesgotável de inovação”, diz o professor Fabricio.

 

“Com o reconhecimento crescente da importância de soluções naturais e sustentáveis na medicina e cosmética, o óleo de jacaré-do-Pantanal desponta como um exemplo de sucesso na valorização da biodiversidade tropical do Brasil, posicionando o Estado na vanguarda da biotecnologia ambiental”, destacou o pesquisador Leandro Pressinotti.   

 

Cuidados preventivos

 

Estudos recentes, conduzidos pelo grupo de pesquisa, demonstram que esses ácidos atuam em sinergia, conferindo ao óleo propriedades de reparo profundo, hidratação e proteção contra estresse oxidativo em nível celular.

 

Além de suas aplicações tópicas, há evidências promissoras de seus efeitos como nutracêutico, com potencial para melhorar condições como depressão, síndrome metabólica e doenças inflamatórias.

 

Com uma composição que supera outros óleos consagrados, como o de abacate e de rosa mosqueta, o óleo de Caiman yacare apresenta-se como uma fonte potencial de ingredientes para a próxima geração de produtos dermocosméticos.

 

Sua alta concentração de ácido palmitoleico (19%) é uma vantagem única, especialmente no tratamento de acne, feridas e queimaduras, graças à sua ação aceleradora na cicatrização e na redução de inflamações.

 

Além disso, seu potencial nutracêutico também sinaliza uma nova fronteira na alimentação funcional, podendo ser utilizados na formulação de suplementos, seja em cápsulas como enriquecedor alimentar, ajudando na regulação do colesterol, promovendo o equilíbrio entre o LDL (colesterol ruim) e o HDL (colesterol bom), reduzindo o risco de doenças, na ação anti-inflamatória e na imunomodulação, reforçando a importância de recursos biológicos brasileiros no cenário global de saúde

 

A tradição do uso de óleos de crocodilianos não é exclusiva do Brasil. Culturas antigas, como a egípcia, sul-africana e asiática, já exploravam de forma ritual e medicinal as propriedades de derivativos de crocodilianos, atribuindo a eles poderes mágicos e curativos.

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia