Cuiabá, Quinta-Feira, 30 de Outubro de 2025
ZOONOSES
30.10.2025 | 11h33 Tamanho do texto A- A+

Prefeitura imuniza mais de 22 mil animais no Dia D da Vacinação Antirrábica

A ação garantiu que tutores de todas as regiões pudessem levar seus pets para receber a dose de proteção contra a raiva

SMS

Ilustração

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou no último sábado (25) o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, mobilizando mais de 40 pontos de imunização distribuídos pelos quatro distritos da Capital.

 

A ação garantiu que tutores de todas as regiões pudessem levar seus pets para receber a dose de proteção contra a raiva, uma doença grave e letal que pode ser transmitida de animais para humanos.

 

De acordo com o balanço parcial da Coordenadoria de Vigilância em Zoonoses (CVZ), 22.400 animais foram imunizados durante o mutirão, sendo 18.819 cães e 3.581 gatos. Somando-se aos 10 mil animais vacinados nos meses que antecederam o Dia D, Cuiabá já contabiliza mais de 31,4 mil cães e gatos vacinados em 2025.

 

A cobertura vacinal acumulada até o mês de outubro é de 28,69% para cães e 22,32% para gatos, alcançando 34,9% do total de animais estimados no município.

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destacou a importância da participação da população na campanha.


“Vacinar cães e gatos é um ato de amor e responsabilidade. A raiva é uma doença que não tem cura, mas pode ser totalmente evitada com a vacinação. Nossa meta é proteger os animais e, consequentemente, as famílias cuiabanas”, afirmou.

 

Durante o Dia D, equipes da CVZ e médicos-veterinários estiveram nos locais de vacinação orientando os tutores sobre a importância da imunização e os cuidados de prevenção.


Embora alguns bairros não tenham sido contemplados nesta etapa, a SMS já prepara ações itinerantes nas próximas semanas para atender todas as regiões da cidade.

 

Além dos postos fixos, estão sendo implementadas estratégias de vacinação domiciliar em imóveis com dez ou mais animais, atendimento prioritário para idosos e pessoas com deficiência, campanhas em áreas de vulnerabilidade social e vacinação de animais agressores, respeitando o período de observação clínica.

 

O município também mantém um posto permanente de vacinação antirrábica na sede da Coordenadoria de Vigilância em Zoonoses, localizada na Avenida Bernardo Antônio de Oliveira Neto, nº 1781, bairro Ribeirão do Lipa, que funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

 

A raiva é uma infecção viral que atinge o sistema nervoso central e possui taxa de letalidade próxima a 100%, sendo uma das doenças mais graves conhecidas. A transmissão ocorre principalmente por mordidas, arranhões ou lambeduras de animais infectados.

 

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta: todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem ser vacinados, desde que estejam saudáveis.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia