Cuiabá, Quarta-Feira, 1 de Outubro de 2025
CAUSA ANIMAL
01.10.2025 | 15h19 Tamanho do texto A- A+

Projeto Educa Pet transforma alunos em “protetores mirins” em Cuiabá

O projeto, realizado pela Diretoria de Bem-Estar Animal, sob coordenação de Morgana Ens, envolveu cerca de 380 crianças, que se comprometeram a proteger os animais

Erlan Aquino

Ilustração

DA REDAÇÃO

Alunos do 1º ao 5º ano do período vespertino da EMEB Maria Elazir Correia de Figueiredo, localizada no bairro São João Del Rei, participaram nesta terça-feira (30) do lançamento do projeto Educa Pet, iniciativa que busca despertar a consciência sobre a causa animal desde a infância.

 

O projeto, realizado pela Diretoria de Bem-Estar Animal, sob coordenação de Morgana Ens, envolveu cerca de 380 crianças, que se comprometeram a proteger os animais.

 

“É o primeiro passo que a gente tem que dar como pulverizadores da educação sobre a causa animal. Quanto mais passarmos a mensagem adiante sobre o cuidado com todos os animais, começando com eles, é um passo gigantesco e inédito da Prefeitura de Cuiabá para formar uma geração que pode fazer a diferença em nossa cidade”, destacou Morgana.

 

Durante a atividade, os alunos participaram de um quiz com perguntas sobre maus-tratos. Questões como: “um cachorro pode ficar preso na corrente o dia todo?” ou “pode jogar água quente em um gato?”. As respostas foram unânimes: não. Jamais.

 

A aluna do 2º ano, Vitória Eloísa, de 7 anos, contou o que aprendeu: “Entendi que temos que cuidar deles. Não pode matar. Eu vou colocar água, ração, dar banho neles e deixar eles felizes.”

 

A diretora da unidade escolar, Larissa Luzia Ferreira Bastos Villanova, ressaltou que a escolha da escola para o lançamento do projeto foi acertada.

 

“A gente se identifica muito com essa causa. Vemos esse interesse tanto nos servidores quanto na comunidade, e as crianças também demonstram essa preocupação. Ficamos muito satisfeitos de sermos a escola escolhida para dar esse primeiro passo.”

 

Morgana Ens também explicou às crianças como agir diante de situações de maus-tratos: “Se vocês virem alguém batendo em um cachorro ou gato, não briguem. Chamem um adulto: o papai, a mamãe, o professor ou até a polícia. Viu alguém chutando um cachorro na rua? Avise imediatamente um adulto. Isso é maus-tratos.”

 

Além disso, foram repassadas orientações sobre alimentação adequada, consultas veterinárias, banho, passeio seguro com coleira de identificação, bem como a importância da adoção e da castração.

 

“A castração é a única forma de controlar a reprodução dos animais e evitar o abandono. Se o cachorrinho não for castrado, a família deve procurar a Prefeitura e solicitar o procedimento”, reforçou Morgana.

 

Como denunciar

 

A Diretoria de Bem-Estar Animal de Cuiabá orienta que denúncias e solicitações de atendimento sejam feitas exclusivamente via WhatsApp, pelo número (65) 99207-4318 (somente mensagens). Pelo canal, as equipes avaliam a situação e encaminham o atendimento adequado.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia