Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
ALIMENTO SOB SUSPEITA
23.10.2012 | 15h45 Tamanho do texto A- A+

Saúde Pública investiga suposta intoxicação em hotel

Quase 40 pessoas disseram ter passado mal após almoço no estabelecimento

Thiago Bergamasco/MidiaNews

Hotel Deville: pessoas relataram sintomas de intoxicação alimentar após almoço

Hotel Deville: pessoas relataram sintomas de intoxicação alimentar após almoço

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Vigilância Sanitária ainda não tem prazo definido para concluir o relatório que apura o surto de desconforto estomacal que acometeu 37 pessoas, horas após terem almoçado no Hotel Deville, localizado na Avenida Isaac Póvoas, em Cuiabá.

Dentre as pessoas que apresentaram sinais do problema, três foram internadas em hospitais da Capital, sob a suspeita de intoxicação alimentar.

O fato ocorreu na última quarta-feira (17), quando representantes de unidades estaduais do Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) participavam de um evento sobre o comércio eletrônico, nas dependências do hotel.

"As pessoas [dos hospitais] que atenderam esses pacientes deveriam ter, imediatamente, comunicado à Vigilância Epidemiológica sobre o ocorrido. Nenhum dos serviços de Saúde fez a notificação", diz coordenador da Visa

O evento reunia cerca de 70 participantes, dos quais a metade alegou ter passado mal durante a madrugada de quinta-feira (18). Entre os sintomas relatados pelas pessoas estão cólicas intestinais, fortes dores abdominais, diarréia e febre.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Wagner Coelho, a demora na notificação do setor sobre o ocorrido acabou por comprometer a apuração do fato.

“As pessoas [dos hospitais] que atenderam esses pacientes deveriam ter, imediatamente, comunicado à Vigilância Epidemiológica sobre o ocorrido. Nenhum dos serviços de Saúde fez a notificação”, afirmou, por telefone, ao MidiaNews.

De acordo com Coelho, um coordenador do Procon o informou sobre o fato por volta das 13h30 de quinta-feira (19) e a equipe da Visa se deslocou para o hotel, chegando ao local às 14h.

“A demora prejudicou na apuração, porque quando a equipe chegou ao hotel, não havia mais amostras ou restos da comida ingerida pelo pessoal no dia anterior. Entretanto, havia ainda dois pratos de sobremesas que foram consumidas pelos pacientes e nós colhemos amostras desses pratos. Pode ser que a sobremesa apresente algum problema”, disse o coordenador.

Equipes da Vigilância Epidemiológica já estão entrevistando individualmente as pessoas que relataram ter passado mal. Isso, segundo o coordenador da Visa, deve demorar algumas semanas, pois parte dos pacientes não mora no Estado.

Além disso, a Visa aguarda ainda o resultado das amostras das duas sobremesas colhidas no hotel e enviadas ao MT Laboratório, para só então concluir o relatório sobre o caso.

"A demora prejudicou na apuração, porque quando a equipe chegou ao hotel, não havia mais amostras ou restos da comida ingerida pelo pessoal no dia anterior", afirma coordenador

Outro lado


Por meio de sua assessoria de imprensa, o Hotel Deville afirmou ao MidiaNews que a equipe da Visa esteve no hotel verificando as condições de higiene e sanitária no local e que nada foi reprovado no estabelecimento.

A assessoria afirmou que a direção do hotel deu início a um processo de investigação, após ser procurada pelos participantes do evento, a fim de descobrir as razões para o desconforto apresentado e se o problema teria sido ocasionado por algo consumido dentro ou fora do local.

Ainda de acordo com a assessoria, outras pessoas participantes do evento e hospedadas no hotel também ingeriram a mesma comida e não passaram mal, o que  levantou a suspeita, por parte do direção do estabelecimento, de que o desconforto fosse causado por algo consumido fora do local.

Segundo a assessoria, em resposta a um questionário interno do hotel, os pacientes afirmaram ter comido pastel de camarão em outro estabelecimento da cidade, depois de saírem do evento.

O Hotel Deville afirmou que prestou todo o apoio às pessoas que apresentaram sintomas de uma possível intoxicação alimentar e que também enviou amostras de alimentos para serem analisadas em laboratório.

De acordo com a assessoria, nenhuma unidade do hotel apresentou, até o presente momento, !caso de intoxicação alimentar ou qualquer outro tipo de problema similar”.

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