A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) abriu a pré-inscrição para a etapa estadual da “Teia”, que reunirá Pontos de Cultura de Mato Grosso.
Programado para ocorrer de 1º a 3 de dezembro deste ano, na região da Baixada Cuiabana, o encontro é voltado às instituições certificadas, ou em processo de certificação, como ponto de cultura.
De acordo com o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, o processo de pré-inscrição visa levantar a quantidade de pessoas participantes para definir o local do evento.
“Queremos receber todos e todas em uma estrutura adequada, com capacidade e conforto para o número de participantes, e para isso, precisamos saber antes quantas pessoas estarão presentes no evento. De qualquer forma, o encontro vai ser realizado, só falta definir o local”, explica.
A reunião estadual tem o objetivo de definir os interesses, metas e demandas dos Pontos de Cultura de Mato Grosso para serem levadas à Teia Nacional, que é organizada pelo Ministério da Cultura (MinC).
Também serão definidos os delegados que representarão o Estado no encontro nacional, marcado para o período de 24 a 29 de março de 2026, no Espírito Santo.
Maior encontro dos Pontos de Cultura do Brasil, a Teia deve reunir cerca 4 mil pessoas de todas as unidades da federação para trocar experiências e debater estratégias para fortalecer Política Nacional de Cultura Viva. O encontro nacional terá uma ampla programação com palestras, debates, oficinas, rodas de conversa e reuniões setoriais.
Em Mato Grosso, o encontro integra as atividades desenvolvidas pela instituição selecionada no edital Pontão de Cultura - edição Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), promovido pela Secel neste ano.
Além de organizar a Teia estadual, o Grupo Teatral de Tangará da Serra (Grutta) vai acompanhar e articular as atividades dos demais pontos de cultura do Estado.
“Em nossa Teia estadual, vamos ter muita troca de experiências e reconhecimento dos grupos e coletivos que fazem a cultura acontecer por todo o Estado. Esperamos a participação de todos, pois juntos podemos contribuir ainda mais para o fortalecimento dessa política pública de base comunitária, que dá protagonismo e empoderamento à sociedade civil”, reforça Jan.
O formulário de pré-inscrição está disponível neste link (aqui).
Certificação Ponto de Cultura
Podem ser reconhecidos como Ponto de Cultura entidades ou coletivos que desenvolvem ações culturais nas comunidades. O cadastro nacional de Pontos e Pontões de Cultura foi instituído pela Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), que é gerida pelo Ministério da Cultura (MinC).
Além de promover a articulação dessas iniciativas em rede, a PNCV cria outras formas de apoio financeiro a iniciativas culturais, simplifica e desburocratiza os processos de prestação de contas e o repasse de recursos para as organizações da sociedade civil.
Aproximadamente 200 instituições são reconhecidas como Ponto de Cultura em Mato Grosso, desenvolvendo ações artísticas e comunitárias em seus territórios. Recentemente, a Secel selecionou 23 projetos para receber o apoio financeiro de R$ 120 mil, por meio de edital do Ciclo I da Pnab.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|