Cuiabá, Sábado, 5 de Julho de 2025
EM CUIABÁ
16.05.2023 | 17h14 Tamanho do texto A- A+

Seciteci participa de evento internacional que aborda ciência de forma descomplicada

Secretaria articulou de forma voluntária a presença de palestrantes; encontro acontece entre os dias 22 a 24 de maio

Secom-MT

Ilustração

DA REDAÇÃO

Entre os dias 22 a 24 de maio, Cuiabá recebe o  Pint of Science Brasil 2023, evento que reúne pesquisadores de diversas áreas para dialogar sobre o fazer científico de forma descomplicada.

 

Contando com apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) para ser realizado na Capital, o encontro começará sempre a partir das 19 horas, simultaneamente com outras 122 cidades do Brasil, com a participação de pesquisadores que discutirão temas relevantes de diversas áreas do conhecimento em ambientes descontraídos, como bares e restaurantes.

Criado em Londres, em 2013, o festival chegou ao Brasil em 2015 e neste ano vai acontecer em outros 22 países, como França, Holanda e Hungria.

 

Com o lema "Um Brinde à Ciência", o encontro busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, proporcionando uma experiência única e divertida. Para a realização, o evento tem a adesão de forma voluntária dos participantes, incluindo o local que receberá as palestras. Em Cuiabá, a empresa que se voluntariou para receber o encontro foi a Cervejaria LaCerva.

Além disso, o evento tem como objetivo inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país.

 

Conectado com a política de popularização da ciência, desenvolvida pelo Governo de Mato Grosso, a Seciteci atua de forma voluntáriacomo uma das articuladoras do movimento na capital mato-grossense, sem uso de recursos públicos. 

Atuando na coordenação geral do evento, a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Lecticia Figueiredo, relembra que essa é a segunda edição do evento em Cuiabá, organizada voluntariamente pela Seciteci.

Entendendo a importância da abertura do conhecimento científico para além dos muros das universidades e escolas técnicas, a Seciteci atuou na mobilização dos pesquisadores que integram a programação, buscando abarcar uma diversidade de temas e pesquisas desenvolvidas em Mato Grosso.

 

Todo o encontro será feito em um espaço reservado exclusivamente para o evento. 

Para a superintendente Lecticia, o encontro é uma oportunidade dos cientistas divulgarem suas produções e mostrarem a importância da ciência no cotidiano. A mobilização também faz parte do compromisso da secretaria em seguir propondo instrumentos de popularização do desenvolvimento científico para toda população mato-grossense. 

“O Pint é um dos eventos mais divertidos que a gente já pode organizar. Essa é a segunda vez que organizamos essa ação, que é de extrema importância para popularizar a ciências, popularizar as pesquisas. Queremos trazer esses cientistas para que eles possam mostrar nos bares o que está sendo feito dentro das universidades. É uma oportunidade de confraternizar e ao mesmo tempo aprender, a gente literalmente aprende brincando e confraternizando”, destacou a superintendente.

Integram a programação temas como: a história geológica de Chapada dos Guimarães, a ciência desenvolvida por povos indígenas, inovações em armazenamento e conversão de energia e outros. A programação completa já está disponível, para consultar, clique aqui

Serviço | Pint of Science Brasil 2023

Data: 22 a 24 de maio 
Hora: a partir das 19h
Local: Cervejaria LaCerva (Avenida das Torres nr 775 - Santa Cruz II, Cuiabá - MT, 78077-001)

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia