O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Botura Portocarrero, recebeu a visita do arquiteto Alan Oliveira, em um encontro na sexta-feira (09), que foi marcado por boas memórias, reconhecimento profissional e troca de experiências.
Na ocasião, Alan relembrou momentos importantes de aprendizado ao longo de sua formação, especialmente a convivência com o arquiteto Portocarrero, figura que teve papel fundamental em sua trajetória e que é referência na arquitetura local e nacional.
Na oportunidade, o secretário foi presenteado com um livro autografado que reúne uma compilação de trabalhos desenvolvidos por Alan e seu irmão, Adão Oliveira, ao longo de 30 anos de atuação profissional na área da arquitetura, ambos também arquitetos.
A obra, lançada pela editora Green House, sintetiza parte da produção arquitetônica de autoria dos irmãos, como uma forma de valorizar o mercado e a comunidade arquitetônica.
Um exemplar, também autografado, foi carinhosamente selecionado para ser entregue ao prefeito Abilio Brunini.
Os irmãos conheceram Portocarrero quando faziam o ensino médio. Alan também foi estagiário de Portocarrero.
Segundo Alan, o livro não contempla a totalidade dos projetos realizados ao longo dessas três décadas, por serem muitos, mas apresenta uma amostra representativa da contribuição do grupo (empresa que comandam, a Arquitetônica) para a arquitetura.
Ao receber o livro, o secretário municipal manifestou satisfação e orgulho ao ver a trajetória profissional de Alan e Adão, reconhecendo a contribuição deles para o desenvolvimento urbano de Cuiabá com projetos de qualidade e inovação. Ele destacou que se sente recompensado ao perceber que sementes plantadas ainda na escola técnica e na universidade deram frutos, resultando em profissionais que construíram suas próprias histórias e continuam contribuindo para a cidade.
O secretário também enfatizou que Cuiabá está aberta a novas ideias e cenários inovadores, ressaltando a importância de projetos que acompanhem a evolução tecnológica, mas que, acima de tudo, tenham beleza e promovam bem-estar nos espaços criados.
“Conheço o trabalho que desenvolvem e que se destaca por incorporar qualidade estética e técnica, ajudando a posicionar Cuiabá em um panorama nacional da arquitetura e colaborando para que a capital se torne, cada vez mais, a cidade que seus moradores desejam”, pontuou o secretário.
Segundo Alan Oliveira, ao longo dos anos, a arquitetura passou por grandes transformações, não apenas no campo da criação, mas também no uso de materiais, técnicas construtivas, cores e elementos.
“A busca constante é por inovação, combinando elementos antigos com uma linguagem contemporânea, de forma a criar uma arquitetura limpa, atemporal e que permaneça atual pelo maior tempo possível”, explicou.
Além de projetos em Cuiabá, eles também desenvolvem trabalhos em outras cidades e estados e até mesmo fora do país, como Rondonópolis, Porto Velho, Balneário Camboriú e Portugal.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|