Técnicos da Superintendência de Estrutura Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reuniram-se na quinta-feira (20.10) na Biblioteca do órgão para definir os novos projetos arquitetônicos para construção de escolas da rede estadual indígena de Mato Grosso. A reunião contou com a presença do arquiteto Renato Sanches da Fundação Nacional do Índio, de Goiânia (Funai/GO), que auxiliou na construção do projeto junto aos profissionais da Seduc.
"Teremos mais um encontro com os índios do Território Étnico Educacional do Posto Indígena Pavuru na região do Xingu para apresentarmos o projeto a eles e assim finalizarmos os trabalhos", disse a técnica da Seduc, Fernanda Maria da Cruz.
Ela explicou que a idéia de construção de um novo projeto para a edificação das escolas indígenas surgiu em 2008, pois os modelos existentes não estavam atendendo as expectativas e demandas dos índios. "Eles sempre reclamavam e pediam mudanças nas unidades porque não estavam adequadas ao estilo das aldeias", disse.
Ainda em 2008, equipes da Superintendência de Estrutura Escolar reuniram-se com os moradores do Posto Pavuru para realização de oficina sobre escolas sustentáveis e adaptadas às suas necessidades. Na ocasião "os indígenas aprenderam a fazer tijolos ecológicos. E é com os materiais produzidos por eles que vamos construir as novas unidades da região", contou.
MODELO
Para o Posto Indígena Pavuru está prevista a construção de uma escola em formato de oca e um Centro de Formação de Professores em forma de maloca cruzada (formato de Xis). A escola terá seis salas de aula, sala de leitura, laboratório de informática, sala de professores, cozinha refeitório, espaço para apresentações culturais, banheiros com chuveiros e depósito. O Centro possuirá estrutura parecida com da escola e com miniauditório.
Fernanda ressalta que a partir da aprovação do projeto pelos índios, a Seduc irá quantificar os custos de cada obra para incluí-las na lista de prioridades do Plano de Ações Articuladas (PAR) para liberação de recursos federais para dar início às construções.
A meta é erguer 40 novas escolas em todo o Estado, sendo 14 apenas no Parque Nacional do Xingu. Ao todo Mato Grosso conta com 42 etnias indígenas, com 8.500 alunos matriculados na rede estadual de ensino.
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