A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) participa do 80º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), realizado entre os dias 25 e 27 de novembro, em Goiânia (GO).
O evento reúne cerca de 200 auditores fiscais e técnicos das administrações tributárias estaduais e municipais para avaliar os impactos da reforma tributária e os novos sistemas que vão operacionalizar o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).
Representando a Sefaz, o secretário adjunto de Projetos Estratégicos, Vinícius Simioni, destacou o papel fundamental do Encat no desenvolvimento das soluções tecnológicas que vão permitir a transição entre os sistemas tributários.
“O fundamental deste encontro, o Encat, que é o fórum de cooperação entre as administrações tributárias estaduais, é justamente isso: aqui se desenvolvem as soluções necessárias para as administrações tributárias estaduais e para que a reforma tributária aconteça na prática. Todos os sistemas tributários que vão operar e viabilizar o novo modelo estão sendo construídos por esse grupo, em conjunto com os colegas dos municípios, no âmbito do comitê gestor”, afirmou.
O secretário da Economia de Goiás, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, também ressaltou a dimensão do desafio que está sendo enfrentado pelos fiscos estaduais.
“Sabemos da diversidade territorial, econômica e fiscal do país. É uma grande responsabilidade construir soluções para o IBS que tragam aumento da eficiência, simplificação de processos e facilitação da relação entre contribuinte e fisco. O Encat tem liderado diversos processos importantes nesse sentido.”
Para o coordenador-geral do Encat, Luiz Dias, a transição entre o sistema atual e o novo modelo de arrecadação é um ponto de atenção. “Estamos preparados. A mudança será feita com tranquilidade, sem gerar pânico nos contribuintes. Haverá diálogo contínuo na implementação das novas soluções. O grande ganho será a simplificação para o contribuinte”, disse Dias.
O Encat é o principal fórum de inovação e cooperação entre as administrações tributárias do país. A cada três meses, representantes das secretarias de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos estados e do Distrito Federal se reúnem para intercâmbio de experiências e construção de soluções conjuntas. Esta edição marca o início da preparação prática dos fiscos para os testes com os novos tributos, que começam em janeiro de 2026.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|