Cuiabá, Quarta-Feira, 6 de Agosto de 2025
VÁRZEA GRANDE
27.03.2025 | 15h36 Tamanho do texto A- A+

Serviços do CRAS e atualização do CadÚnico garantem benefícios e inclusão social

Dados permitem acesso aos programas do governo federal como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) e também à Tarifa Social de Energia Elétrica

Secom-VG

Ilustração

DA REDAÇÃO

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são fundamentais para efetivação da rede de proteção social de Várzea Grande, oferecendo suporte essencial à população em situação de vulnerabilidade.

 

Com quatro unidades distribuídas pelos bairros Cristo Rei, São Mateus, Jardim Glória e Santa Maria, os CRAS são a porta de entrada para diversos serviços assistenciais, promovendo a inclusão social e garantindo acesso aos programas de auxílio governamental.

 

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, destaca a importância da atualização do Cadastro Único (CadÚnico) para que as famílias tenham acesso a benefícios essenciais.

 

“Manter os dados atualizados no Cadastro Único é fundamental para garantir o acesso a programas como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Esses auxílios fazem toda a diferença na vida das famílias em situação de vulnerabilidade”, explica.

 

Os CRAS também oferecem serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, com atividades socioeducativas e culturais voltadas para crianças, adolescentes e idosos.

 

“Temos oficinas de artesanato, dança, esportes e teatro, que promovem a interação e o desenvolvimento social. Nosso objetivo é fortalecer os laços familiares e comunitários”, ressalta a secretária.

 

As unidades oferecem o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), um serviço socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que busca fortalecer os vínculos familiares e comunitários, prevenindo situações de risco social.

 

O PAIF oferece: Acompanhamento familiar para identificar necessidades e orientar sobre direitos e serviços, atividades socioeducativas e culturais para fortalecer os laços familiares, encaminhamentos para outros serviços da rede socioassistencial, como saúde, educação e qualificação profissional e apoio em situações de vulnerabilidade e risco social, como desemprego, violência doméstica e insegurança alimentar.

 

Outra frente de atuação é a qualificação profissional. Em parceria com o governo do Estado e instituições de ensino, os CRAS oferecem cursos presenciais e online, capacitando moradores para o mercado de trabalho e incentivando o empreendedorismo.

 

“Nossa missão é promover a autonomia das famílias, oferecendo ferramentas para que possam melhorar suas condições de vida por meio do trabalho e da geração de renda”, acrescenta Cristina Saito.

 

Para ter acesso aos serviços do CRAS, basta comparecer à unidade mais próxima, levando documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência. No caso de solicitação de benefícios sociais, é necessário apresentar a documentação que comprove a situação de vulnerabilidade.

Endereços dos CRAS de Várzea Grande:

 

•             CRAS CRISTO REI – Região Sul: Rua Professora Isabel Pinto nº 258 - Bairro Cristo Rei. Telefone: (65) 3688-8023.

•             CRAS SÃO MATEUS – Região Oeste: Rua Juína nº 264-404 - Bairro São Mateus. Telefone: (65) 3688-3187.

•             CRAS JARDIM GLÓRIA – Região Norte: Rua Júlio Domingos de Campos, s/n° - Bairro Jardim Glória. Telefone: (65) 3688-8026.

•             CRAS SANTA MARIA – Região Leste: Rua Santa Edvirges s/nº - Bairro Santa Maria. Telefone: (65) 3688-8027.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia