A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, realiza nesta terça-feira (2.12) capacitação “Manejo Clínico das Arboviroses na Atenção Primária”. O evento será online e transmitido a partir das 14h no canal do YouTube da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.
A transmissão ocorrerá através deste link: https://www.youtube.com/live/08Hx5fA0mQQ. O público-alvo desta capacitação são as equipes da Atenção Primária, mas profissionais da saúde de outras áreas também podem acompanhar a transmissão.
O objetivo é fortalecer a resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento das arboviroses em Mato Grosso.
Durante a capacitação, será abordado o cenário epidemiológico das arboviroses em Mato Grosso; o manejo clínico atualizado, com foco na redução de complicações e óbitos; os desafios organizacionais dos serviços de saúde e as estratégias de trabalho das equipes para vigilância e cuidado integral.
A infectologista, consultora do Ministério da Saúde e membro do Comitê de Arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia, Melissa Falcão, será responsável pela aula principal.
A apresentação epidemiológica será realizada pela epidemiologista Cecília Cintra, da Área Técnica das Arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya da SES.
A coordenadora da Atenção Primária, Regina Paula de Oliveira, destaca que a atualização é fundamental para qualificar o fluxo assistencial.
“As manifestações clínicas têm se mostrado mais intensas e o aumento do número de casos exige dos profissionais uma atuação ainda mais integrada, criteriosa e atualizada. A APS é a porta de entrada do sistema e fortalecer esses profissionais significa fortalecer toda a resposta estadual”, afirmou.
A gerente de monitoramento da Atenção Primária à Saúde, Alessandra Stefan Pottratz, reforça a importância da participação de todos os profissionais da APS do estado.
“Faço o convite a todos os profissionais da APS para participarem do webinário, considerando a importância de qualificar a resposta às arboviroses e aprimorar o cuidado à saúde da população”, concluiu.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|