Cuiabá, Domingo, 21 de Setembro de 2025
CRIME VIRTUAL
20.03.2024 | 09h43 Tamanho do texto A- A+

Unimed Cuiabá informa ataque cibernético e medidas para garantir o atendimento ao cliente

Técnicos da Cooperativa e de empresas especializadas estão atuando para restabelecer a regularidade do sistema

Divulgação

Ilustração

DA ASSESSORIA

A Unimed Cuiabá foi vítima de um ataque cibernético na madrugada da segunda-feira (18), que resultou na indisponibilidade temporária do sistema informatizado de liberação de solicitações de atendimento médico, como consultas, exames e internações.

Embora o ataque cibernético tenha comprometido parte do funcionamento da rede de tecnologia da Cooperativa, a rede de dados pessoais e dados sensíveis não foi acessada.

Desde as primeiras horas da segunda-feira (18), técnicos da Unimed Cuiabá e de empresas especializadas estão atuando para restabelecer a regularidade do sistema. Contudo, nenhum atendimento deixou de ser feito.

Já na segunda-feira, de imediato, a Unimed Cuiabá viabilizou guias e formulários médicos para preenchimento manual e garantia total de atendimento. Com isso, o cliente pode se dirigir à rede credenciada munido de documento com foto e a carteira do plano de saúde dentro da validade, que será atendido.

Canais exclusivos para o envio desses registros pelos médicos e rede prestadora (e-mail, telefone, WhatsApp) também foram disponibilizados.

 

A Unimed Cuiabá orientou cooperados e rede prestadora sobre como proceder diante da grave situação e também direcionou equipe de auditoria médica para garantia do fluxo operacional no hospital e clínicas próprias.

Já as orientações aos beneficiários da Unimed Cuiabá foram amplamente disseminadas por canais institucionais (site e app) e veículos de comunicação.

 

A Cooperativa destaca que, independentemente da forma que o atendimento for registrado, digital ou manualmente, será cumprido o escopo de serviços oferecidos aos clientes, sem prejuízo ao atendimento assistencial.

A Unimed Cuiabá reforça que o ataque sofrido afetou apenas o sistema de autorizações. Os dados da cooperativa e dos clientes não foram acessados.

 

Por fim, segue à disposição para dúvidas e esclarecimentos, atuando para restabelecer o sistema o mais rapidamente possível.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia