Cuiabá, Quarta-Feira, 6 de Agosto de 2025
BAIXA QUALIDADE
17.01.2011 | 16h42 Tamanho do texto A- A+

Unirondon e Univag não poderão abrir novos cursos

Centros universitários, em Cuiabá e Várzea Grande, têm mau desempenho em avaliação do Ministério

Agência Brasil

Ministro Haddad: instituições foram credenciadas sem se observarem os critérios técnicos

Ministro Haddad: instituições foram credenciadas sem se observarem os critérios técnicos

ISA SOUSA
DA REDAÇÃO

O Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon), em Cuiabá, e Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) estão impedidos pelo Ministério da Educação (MEC) de abrir novos cursos, campus ou ampliar número de vagas até que melhorem a qualidade de ensino.

A punição ocorre em função da nota 2 que as instituições obtiveram no Índice Geral de Cursos das Instituições (ICG), divulgado no final da semana passada pelo próprio MEC.

O indicador avalia, de 1 a 5, a qualidade da Educação Superior em universidades ou centros universitário, levando em conta a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado).

No que se refere à graduação, é utilizado o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e, no que se refere à pós-graduação, a base é a nota Capes. A principal ferramenta para se chegar ao CPC é o desempenho dos alunos que estão concluindo a graduação e fazem o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Apesar de os dados serem de 2009, os indicadores são considerados insatisfatórios e os centros universitários devem firmar termo com a Secretaria de Educação Superior (Sesu), após uma visita de técnicos do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no local. As instituições têm prazo para recorrer do resultado.

Por assessoria, o ministro da Educação, Fernando Haddad, informou que muitas instituições foram credenciadas no ano anterior, sem que fossem observados os critérios objetivos.

De acordo com a pasta, neste ano, haverá um "pente fino" nos cursos e, caso sejam reprovados no IGC de 2010, calculado no final do ano, a Unirondon e a Univag poderão perder, definitivamente, a autonomia ou ainda serem descredenciados do processo.

Posições

Por meio de assessoria de comunicação, o Univag informou que irá esperar a reitora retornar de viagem para encaminhar nota de esclarecimento à imprensa, com conteúdo ainda a ser definido.

O Unirondon, também por assessoria, disse que o pronunciamento oficial será feito apenas quando o Ministério da Educação enviar os documentos que comprovam a sanção.

Em seguida, o centro universitário deve encaminhar nota à imprensa.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
8 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Ricardo Palheiros  26.01.11 14h25
Pessoal, estudo direito na Unirondon desde 2009, quando pedi transferencia do sul para o mato grosso. minha família mora aqui! eu gosto de estudar lá, mas o ensino é bem mais limitado do que em outros estados, lá no Sul (Rio grande do sul) diversas particulares como PUCRS.UNISINOS,ULBRA,UNISC,FEEVALE. etc tiraram notas bem maiores que a própria UFMT. sem falar das federais, que nem vale comparar devido a grande diferença. MAS É ISSO AE, DEVEMOS NOS ESPELHAR EM OUTROS ESTADOS E CONTRUIRMOS UM ENSINO DE QUALIDADE EM NOSSO ESTADO. Abraço
0
0
maria lúcia  18.01.11 21h30
E A UNIC QUAL FOI A NOTA?
0
0
Ricardo Monteiro  18.01.11 13h10
Universidade só temos uma aqui em cuiabá, UFMT. O resto gente é Facul como dizem os alunos, PAGOU, PASSOU!!! (Isso todo mundo sabe). Só tem um jeito. Estudam em casa, em bibliotécas, pela internet e passem na Verdadeira e única Universidade.hehehe!"!!""!!
0
0
Jose Olimar Suarez  18.01.11 09h21
Como ex-aluno e conhecedor dessas informações afirmo que isso acontece todos os anos pelo pais, mas tentar baixar o nivel da UNIRONDON acho dificiu, pois para se chegar a essa nota tem-se que soma varios itens, portanto, essa relação e somente dos centro universitario, pois as faculdades de cuiaba nenhuma tem autonomia e isso não e falado e estão proibidas de abrir novas turmas e a universidade particular de cuiaba tambem passa pela mesma situação, após pesqisa no site do mec a federal teve conceito 3 com todas as verbas que recebe do nosso dinheiro sem prestar conta????
0
0
ROZANGELA ROCHA  18.01.11 01h51
Univag tem uma otima estrutura. biblioteca laboratório..vejo que o problemas estão em alunos que não quer saber de nada; e professores não são todos e claro e menorias as da aula por dinheiro.e pouco importa com alunos e cordenação...sujestão a secretaria de educaçao fazer uma visita para alunos para eles possa falar diretamente com eles.
0
0