Cuiabá, Sexta-Feira, 5 de Dezembro de 2025
RETOMADA DE ESPAÇO ABANDONADO
05.12.2025 | 10h40 Tamanho do texto A- A+

Várzea Grande terá Academia Integrada de Segurança Pública

Prefeita Flávia Moretti recebeu Coronel Heverton para destravar obra de R$ 150 milhões, paralisada há mais de uma década

Matheus Guimarães

Ilustração

DA REDAÇÃO

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), recebeu no final da tarde de ontem (4), em seu gabinete, uma comitiva do governo do Estado para discutir a retomada de um espaço abandonado que se transformará em um polo de segurança.

 

O encontro, que reuniu o secretário adjunto de Segurança Pública (SESP-MT), coronel PM Heverton Moretti, e o secretário adjunto da Sinfra-MT, Isaac Nascimento Filho, teve como pauta a construção da Academia Integrada de Segurança Pública no local onde está paralisada, há  pelo menos 11 anos, as obras do Centro Oficial de Treinamento (COT) Barra do Pari, mais um projeto que deveria ter atendido à Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil e que teve Cuiabá como uma das subsedes.

 

O novo empreendimento é visto como uma solução para o “esqueleto” deixado pela Copa do Mundo de 2014. O coronel Heverton Moretti explicou o aproveitamento estratégico do local.

 

“O COT Barra do Pari era para ser um Centro Oficial de Treinamento para a Copa do Mundo e acabou não acontecendo. O governo do Estado de Mato Grosso aproveitou a ideia, apresentada ao governador Mauro Mendes, pelo secretário da SESP, coronel Roveri, mostrando que aquele espaço poderia ser aproveitado para a construção e implementação de atividades de uma Academia Integrada de Segurança Públicas aproveitando parte das instalações já construídas ali”.

 

O coronel enfatizou a abrangência e a inovação do projeto que demandará um alto investimento e valorizará a região. “O objetivo é construir algo inovador para a segurança pública em nível nacional. Afinal de contas, ele contempla estruturas acadêmicas e infraestrutura para treinamento para o Corpo de Bombeiros, para as Polícias Militar e Civil, para a Politec. Inclusive poderá ser usada pela Guarda Municipal de Várzea Grande”.

 

Ele pontou ainda que será “um investimento na ordem de R$ 150 milhões que irá trazer, obviamente,  valorização para a região, e portanto, para o município de Várzea Grande e, obviamente, vai atender às necessidades da segurança pública no que diz respeito à capacitação do seu material humano”.

 

PARCERIA COM A PREFEITURA - O encontro com a prefeitura teve como objetivo o alinhamento das etapas burocráticas finais. O coronel Heverton garantiu que a obra está pronta para começar:

 

“As obras já estão licitadas, nós já temos um contrato assinado. Aliás, esta foi a motivação de estarmos aqui para alinharmos com a prefeita de Várzea Grande providências no sentido de liberar o alvará de construção e outras licenças necessárias. Queremos, nos próximos 20 dias, iniciarmos efetivamente a obra e o prazo estimado de conclusão é de dois anos”.

 

A prefeita Flávia Moretti confirmou o compromisso da administração municipal com a celeridade da obra, que representa não apenas segurança, mas também desenvolvimento urbano para Várzea Grande.

 

"A transformação do que seria um fracasso da Copa em um centro de excelência para a segurança pública é motivo de orgulho e um ganho imenso para nossa cidade. Daremos todo o suporte necessário para que as licenças sejam liberadas o mais rápido possível e essa obra histórica se torne realidade, gerando emprego e trazendo mais segurança para todos”.

 

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, Manoela Rondon, destacou a importância da intervenção para o planejamento da área. 

 

"Estamos trabalhando em conjunto com a SESP e a Sinfra para garantir que a regularização e o licenciamento ocorram sem entraves e de forma totalmente legal. Este projeto não é apenas uma construção, é a revitalização de uma área crucial de Várzea Grande, integrada ao nosso plano de desenvolvimento urbano”.

 

Também participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, além de esquipes técnicas dos governos Estadual e Municipal.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia