O governador Mauro Mendes (União) utilizou suas redes sociais para criticar o que chamou de "mentiras" sobre a resistência de comunidades indígenas ao desenvolvimento e à infraestrutura. Mendes defendeu que os indígenas possuem o direito de escolher o próprio estilo de vida e de buscar acesso ao progresso e ao consumo.
Segundo o gestor, existe um movimento de pessoas que tentam decidir pelos povos originários, com o objetivo de "condená-los" a viverem sob dependência de auxílios governamentais. Como contraponto ao modelo de subsistência isolada, o governador citou o exemplo da etnia Haliti Paresi, que se tornou referência nacional ao aliar a produção agrícola em larga escala com a preservação ambiental.
"Dizem que índio não gosta de asfalto. A etnia Haliti Paresi tem quatro cooperativas, além de gostarem de asfalto gostam de trabalhar. Estão plantando hoje mais de 20 mil hectares dentro da reserva de mais de 1,2 milhão de hectares. Eles passaram a plantar, produzir e criar condições de uma vida bem melhor para todos e tudo isso preservando 98% do território e mantendo a sua cultura", disse Mendes.
Veja:
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).