O secretário de Justiça de Mato Grosso, Vitor Hugo Bruzulato, defendeu a adoção de monitoramento com vídeo e áudio nas celas de líderes de facções criminosas como forma de impedir a comunicação e a continuidade de ordens de crime de dentro do sistema prisional.
Segundo Bruzulato, o Estado do Ceará é referência na adoção da medida, ao implantar o monitoramento contínuo em ambientes de isolamento desses presos, inclusive durante visitas de advogados. Ele destacou que a iniciativa foi validada recentemente pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
"O Ceará conseguiu fazer um monitoramento para impedir essa comunicação [entre faccionados] e que o criminoso, principalmente a liderança, consiga replicar a sua vontade, continuar sua atividade criminosa. Conseguiu monitorar com áudio e vídeo esses ambientes de isolamento de líderes de facções criminosas", afirmou em entrevista ao site Repórter MT.
Para o secretário, lideranças de facções exigem um tratamento diferenciado e mais rigoroso no cumprimento das penas. “Precisamos de uma postura mais enérgica por parte das autoridades dentro do sistema de Justiça criminal”, afirmou.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).