O prefeito Abilio Brunini (PL) publicou em suas redes sociais nesta sexta-feira (1°) um vídeo no qual discute com o ativista LGBT Juliãn Tacanã sobre a utilização do pronome neutro.
Na gravação, Juliãn afirma que "todes" precisam ser respeitados, ao que Abílio rebate, argumentando que o pronome neutro não existe na língua portuguesa e, por isso, não será aceito em palestras públicas.
“Todas as pessoas existem. Todos existem. Todes não existe. Todes é chocolate. Era para ter sido respeitado: todas, todos e todes. Todes é uma palavra que não existe na língua portuguesa. Em qual dicionário está escrito todes? Agora, usar um instrumento legal da Prefeitura de Cuiabá, que é a Conferência Municipal de Saúde, promovida e custeada pelo município, para transformar isso em um ato de militância do pronome neutro, não vamos aceitar”, declarou Abílio no vídeo.
A polêmica teve início após o prefeito interromper uma palestra realizada pela professora Maria Inês Barbosa, na última quarta-feira (30), após ela se referir à população LGBT utilizando o pronome neutro, durante a 15° Conferência Municipal de Saúde.
Diante da situação, Juliãn afirmou que o prefeito desrespeitou a população LGBT.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).