Cuiabá, Quinta-Feira, 12 de Fevereiro de 2026
ASCENSÃO NA CARREIRA
12.02.2026 | 14h25 Tamanho do texto A- A+

Gabriela Knaul e Sérgio Valério são eleitos novos desembargadores

A sessão ocorreu no início desta tarde no Palácio de Justiça; a posse dos magistrados ocorre nesta sexta

MidiaNews

Os novos desembargadores Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva e  Sérgio Valério

Os novos desembargadores Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva e Sérgio Valério

CÍNTIA BORGES E ANGÉLICA CALLEJAS
DA REDAÇÃO

O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) escolheu a juíza Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva e o juiz Sérgio Valério, no início da tarde desta quinta-feira (12), como novos desembargadores da Corte.

 

As cadeiras ficaram vagas no fim do ano passado, quando os desembargadores Sebastião Barbosa de Farias e Sebastião de Moraes Filho se aposentaram. Ambos completaram 75 anos, idade limite para o exercício do serviço público.

 

A vaga preenchida por Gabriela foi escolhida pelo critério de merecimento e deveria ser preenchida, obrigatoriamente, por mulheres. Quinze juízas se inscreveram para concorrer à promoção.

 

A de Sérgio Valério foi preenchida pelo critério de antiguidade.

 

A escolha

Antes da votação, o desembargador Luiz Octavio Saboia se declarou suspeito para participar da votação. É que Saboia é marido de uma das concorrentes, a juíza Sinii Savana Bosse Saboia Ribeiro. Ainda não participaram da votação os magistrados Orlando Perri e Maria Aparecida Fago, porque estavam ausentes.

 

Na votação, para a vaga por merecimento, os desembargadores da Corte dão notas de 0 a 100, levando em consideração informações sobre a produtividade, presteza no exercício das funções, aperfeiçoamento técnico e a adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura. 

 

Desse modo, foi formada uma lista tríplice encabeçada pela juíza Gabriela Knaul, seguida pelas magistradas Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli e Christiane da Costa Marques Neves. 

 

Já a vaga por antiguidade foi anunciada pelo presidente do TJ-MT, desembargador José Zuquim Nogueira. Sérgio Valério, que atua na 2ª Vara Especializada de Família e Sucessões, ficará apenas cinco meses no cargo. É que ele completará 75 anos no dia 27 de julho deste ano. Valério ingressou na magistratura em janeiro de 1992.  

 

A posse dos magistrados ocorre nesta sexta-feira (13), às 14h.

 

Veja sessão:

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia