Cuiabá, Sexta-Feira, 5 de Dezembro de 2025
CAOS EM CUIABÁ
22.05.2023 | 09h01 Tamanho do texto A- A+

MPE cita “prazo curto” e pede prorrogação de intervenção na Saúde

Manifestação deve ser analisada pelo TJ; prazo inicial para fim da intervenção vence dia 12 de junho

Alair Ribeiro/TJMT

O procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz

O procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, pediu, neste domingo (22), a prorrogação da intervenção estadual na Saúde de Cuiabá por mais 90 dias.

 

A manifestação foi encaminhada ao desembargador Orlando Perri, que é relator da ação no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que determinou a intervenção.

 

A interventora nomeada pelo governador Mauro Mendes (União), a enfermeira Danielle Carmona, está à frente da Pasta desde o último 15 de março. O prazo, no entanto, se encerra no dia 12 de junho.

 

De tal modo, de se concluir que o prazo de 90 dias, é absolutamente insuficiente para a adoção das medidas complementares

No pedido, o chefe do MPE ainda pede para que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) seja ouvido sobre a prorrogação do prazo. A Corte de Contas acompanha os trabalhos da intervenção.

 

Prazo "absolutamente insuficiente"

 

No pedido, Deosdete disse que a interventora apontou uma série de ações que necessitariam de mais tempo - além dos 90 dias - para serem executadas.

 

Entre eles, está a manutenção na estrutura dos prédios de unidades de saúde da família, que necessitariam até 180 dias; a regularização do estoque de medicamentos, com prazo em até 15 de setembro; e a previsão da abertura do Hospital da Criança, que funcionaria no antigo pronto-socorro da Capital.

 

O prazo dado por Carmona para abertura da unidade é de até dezembro de 2023.

 

Além disso, a interventora projeta zerar filas de cirurgias vascular, ginecológica, e de urologia em até um ano.

 

“De tal modo, de se concluir que o prazo de 90 dias, inicialmente concedido para a execução da intervenção na saúde, consoante Acórdão do dia 13 de março de 2023, é absolutamente insuficiente para a adoção das medidas complementares que se afiguram essenciais para a plena garantia dos princípios vulnerados”, argumentou Deosdete.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

"Intervenção fez mais em 55 dias do que Emanuel em 6 anos"

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Graci Miranda  22.05.23 16h15
BRILHANTE PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA, DEOSDETE CRUZ JUNIOR, SOCIEDADE AGRADECE SEU HUMANISMO.
12
11