O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso definiu, nesta quinta-feira (26), mais uma lista tríplice para a disputa de uma a vaga de juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
A lista é encabeçada pelo advogado Abel Sguarezi, que recebeu 26 votos dos desembargadores, seguido por Armando Biancardini Cândia, com 21, e Estáquio Inácio de Noronha Neto, com 16.
A cadeira a ser preenchida é ocupada por Armando, que permanece no cargo até 22 de outubro e se candidatou novamente à vaga.
Os nomes, agora, seguirão ao TRE e de lá serão encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, por sua vez, encaminhará a lista à Presidência da República.
A escolha será feita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que poderá nomear qualquer um dos profissionais, não necessariamente o mais votado.
O mandato do escolhido é de dois anos, mas o membro pode disputar a reeleição por mais um biênio.
Lista pendente
Em junho, o TJ também escolheu o nome de outros três advogados para disputar a vaga de juiz-membro que será deixada pelo advogado Sebastião Monteiro ainda neste ano.
Nesta vaga, a lista é encabeçada pelo advogado Welder Queiroz dos Santos, que recebeu 24 votos, seguido por Huendel Rolim, com 23, e o próprio Sebastião Monteiro, com 14.
Bolsonaro ainda não fez a escolha desta lista tríplice.
Composição
O TRE-MT é composto de sete magistrados, sendo dois deles desembargadores escolhidos entre os membros do Tribunal de Justiça, que ocupam os cargos de presidente e vice-presidente/corregedor.
Em abril deste ano, tomaram posse os desembargadores Carlos Alberto Alves da Rocha (presidente) e Nilza Maria Pôssas de Carvalho (vice).
Além desses, também compõem a Corte: dois juízes, também escolhidos pelo Pleno do TJ; um juiz federal, escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região; e dois advogados, nomeados pelo presidente da República, escolhidos dentre 3 juristas indicados pelo TJ em uma lista tríplice.
Todo juiz membro tem um substituto escolhido pelo mesmo processo do titular.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|