Cuiabá, Sexta-Feira, 10 de Outubro de 2025
RENÊ DIÓZ
20.03.2010 | 07h44 Tamanho do texto A- A+

3D sem caretice

Não há como não elogiar as premiadas técnicas utilizadas, por exemplo, no filme Avatar

"Coisa mais careta essa conversa de revolução 3D cinematográfica", foi o que pensei logo após a primeira vez que conferi, por fotos na internet, o trabalho da incrível artista multimídia Alexa Meade.

No baque da primeira impressão, talvez minha frase tenha saído injusta com as elogiadas e premiadas técnicas do cinema de Avatar, mas não foi de todo inadequada. Meade é apenas uma norte-americana de 23 anos com uma técnica de "pintura acrílica em 3D" em instalações e fotografias de babar.

Se uma pintura é nada mais que a interpretação de um artista sobre o tema em tela, Meade prefere pintar diretamente sobre a superfície de seu tema; e ele pode ser um objeto, uma parede ou até uma pessoa.

É literalmente meter a tinta na cara do sujeito. Em Portrait of a Self-portrait ("Retrato de um auto-retrato"), Meade pinta em seu próprio rosto um auto-retrato que poderia ter saído a espessas pinceladas na tela, como não raro pintores fazem.

Feito isso, o produto final é um retrato fotográfico do auto-retrato aplicado sobre a pele da artista. E o efeito - ela mesma faz questão de explicar, em seu website - é o de se poder enxergar simultaneamente a artista e a interpretação que ela tem de si mesma, sendo possível separá-las, distingui-las.

Já no caso das demais pessoas que Meade utiliza como temas, pode-se notar também quais traços da vida real Meade tentou imitar com sua arte. Apesar de pele, lábios, cabelos e roupas, todos receberem tinta acrílica dos pincéis de Meade, sempre restam os olhos, que não recebem tinta por motivos óbvios.

De qualquer forma, visualizar as obras de Meade consiste basicamente em ficar sem entender se aquilo é real ou mais um trabalho ordinário em acrílico. É que a maioria dos trabalhos fica exposta no portfólio apenas com fragmentos fotográficos, peças craques em enganar a percepção.

A surpresa fica reservada para as fotos que comportam toda a obra, nas quais finalmente se entende qual é a proposta inusitada de "3D" nas mãos de Meade.

Seu promissor trabalho está disponível no website oficial (www.alexameade.com), mas outras peças interessantes - inclusive as últimas obras - também podem ser vistas na página de Flickr da artista, cujo link está em seu site oficial.

RENÊ DIÓZ é repórter do jornal "Diário de Cuiabá".

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia



Leia mais notícias sobre Opinião:
Outubro de 2025
10.10.25 05h30 » Novo modal
10.10.25 05h30 » Quinto e a advocacia
10.10.25 05h30 » A alma que habita em mim!
09.10.25 05h30 » Reflexo de esperança
09.10.25 05h30 » Assuntos do exterior
08.10.25 05h30 » Dia Mundial do Algodão