Cuiabá, Quarta-Feira, 8 de Outubro de 2025
ORCIVAL GOUVEIA
08.10.2025 | 05h30 Tamanho do texto A- A+

Dia Mundial do Algodão

A sustentabilidade e crescimento no estado que mais produz

O Dia Mundial do Algodão, celebrado em 7 de outubro, é uma oportunidade de refletirmos sobre a importância dessa cultura para o Brasil e, em especial, para Mato Grosso, um estado que há décadas lidera a produção nacional da pluma. Mais do que os números que aqui também trago, o algodão é sinônimo de geração de empregos, inovação tecnológica e compromisso com a sustentabilidade.

 

Faço questão de lembrar que em 2024, o Brasil se consolidou como o maior exportador mundial de algodão, superando concorrentes tradicionais e igualmente fortes. Foram mais de 2,8 milhões de toneladas exportadas, gerando um faturamento de US$ 5,2 bilhões, de acordo com a Abrapa.

 

Um diferencial fundamental deste mesmo ano foi a conquista de dados expressivos na certificação de Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que atesta práticas socioambientais de excelência e hoje já contempla 82% de toda a produção nacional.

 

Em Mato Grosso, estamos acompanhando de perto o desempenho da safra 2024/25, mostrando que seguimos firmes no caminho da produtividade e da inovação. Segundo o Imea,a produção alcançou uma média estimada de 308,08 arrobas por hectare, crescimento de 5,61% em relação à safra passada e a segunda maior produtividade média da série histórica. A área cultivada também avançou, chegando a 1,52 milhão de hectares – aumento de 4,18% –, com expectativa de 7,04 milhões de toneladas de algodão em caroço, das quais 2,90 milhões de toneladas em pluma, um salto de 11,38% em relação ao ciclo anterior.

 

Esses números são resultado de investimentos contínuos em pesquisa, rastreabilidade e inovação, aliados ao compromisso do produtor mato-grossense em produzir com responsabilidade socioambiental. O algodão cultivado em nosso Estado carrega consigo a força do campo brasileiro, cada vez mais reconhecido nos mercados internacionais pela qualidade, sustentabilidade e confiabilidade.

 

Neste Dia Nacional do Algodão, reafirmamos o orgulho em contribuir para que o Brasil seja protagonista no cenário mundial e destacamos o papel de Mato Grosso como pilar dessa conquista. Que possamos seguir avançando, com tecnologia, sustentabilidade e dedicação, para que o algodão brasileiro continue sendo referência de excelência e competitividade.

 

Orcival Gouveia Guimarães é presidente da Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa) e produtor rural.

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia



Leia mais notícias sobre Opinião: