A autoconfiança é um dos objetivos mais cobiçados pelo ser humano. Ela nos proporciona a coragem necessária para atingirmos os nossos sonhos e objetivos. É necessário ter autoconfiança, pois se não acreditarmos em nós mesmos e em nossa capacidade, quem irá? Então, para outras pessoas apostarem em você, é preciso adquirir autoconfiança, mas como fazer para alcançá-la? Parece fácil, mas pode ser complicado, pois a insegurança é um fantasma diário que temos de enfrentar.
A insegurança é um defeito inerente ao ser humano. Não existe nenhuma pessoa no mundo que seja 100% segura de si mesma, aliás, pode até ser muito confiante, mas dificilmente conseguirá manter esse padrão em todas as circunstâncias da vida.
Muitas coisas cooperam para termos inseguranças, especialmente no mundo de hoje, onde vivemos acelerados, ansiosos, etc. Todo mundo tem algo que deseja muito e, muitas vezes, não sente segurança e não possui autoconfiança o suficiente para dar o primeiro passo frente a esse desejo. Porém, não devemos nos contentar com o conforto. Sair da zona de conforto é primordial para quem tem objetivos e quer adquirir autoconfiança. Se não mudar a maneira com que leva a sua vida, mudando alguns hábitos, você não conseguirá sair do mesmo lugar.
Além disso, a insegurança está diretamente ligada ao medo do julgamento e do que as outras pessoas vão pensar. Quando paramos para pensar no que as outras pessoas vão achar de determinada atitude que iremos tomar, isso faz com que nós travemos e, assim, dúvidas surgem a respeito da nossa capacidade, fazendo com que a nossa autoconfiança enfraqueça.
Um exemplo claro disso é alguém que deseja cantar, mas que não canta por ter medo de ser julgado como “mau cantor” ou coisa do tipo. Isso é o que a falta de autoconfiança faz. Nós tendemos a ter esse tipo de comportamento, pois, muitas vezes, estamos na posição de plateia e cometemos o erro de julgar as pessoas. Julgar e comentar por fora da situação sempre será muito cômodo e fácil.
Para conseguirmos ter autoconfiança, nós precisamos investir em nós mesmos em todos os aspectos. Nada como se vestir bem, saber como se portar, nos sentirmos bem com o nosso corpo e aparência, ter uma vida saudável, ter boas amizades e conselheiros, etc.
Como vimos, a autoconfiança não é nada fácil de adquirir. É necessária muita prática, ir mudando em vários aspectos de vida, desde eliminar hábitos, criar hábitos, mudar a maneira com que olhamos o mundo, dentre outros.
Apesar de a autoconfiança ser difícil de alcançar, não desista no caminho. Você sentirá vontade de desistir, sentirá que não é capaz, que não pode fazer, que não possui as habilidades necessárias para atingir os seus objetivos. Como dito acima, é algo para se pôr em prática que vai se desenvolvendo com o tempo, fazendo de você uma pessoa o mais autoconfiante possível.
Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|