Cuiabá, Sexta-Feira, 4 de Julho de 2025
RODRIGO FURLANETTI
15.12.2024 | 05h30 Tamanho do texto A- A+

Consequências da inscrição em dívida ativa

Devedor poderá ser incluído em cadastros de inadimplência, como SPC

A inscrição em dívida ativa ocorre quando uma pessoa física ou jurídica deixa de pagar um tributo ou uma obrigação financeira junto a um órgão público dentro do prazo previsto.

À luz do CTN (Código Tributário Nacional), quando isso acontece, a dívida é formalizada e registrada em um cadastro, tornando-se um título executivo que pode ser exigido judicialmente.

Por oportuno, após o atraso dos pagamentos das avenças, o contribuinte é notificado sobre o fato gerador de incidência e o prazo para regularização.

Caso o fato gerador não for quitado ou rebatido, dentro do prazo legal, ele será enviado para inscrição em dívida ativa.

Nesta senda, o órgão responsável (Fazenda Pública) formalizará a inscrição, destacando dados do devedor, valor da dívida e eventuais acréscimos de multas e juros.

Além disso, após a inscrição, a dívida poderá ser cobrada judicialmente pela execução fiscal.

É importante lembrar que, uma das consequências da inscrição, o devedor poderá ser incluído em cadastros de inadimplência, como SPC e Serasa, além de ser impedido de contratar com o poder público ou de receber benefícios fiscais.

Em casos mais graves, como por exemplo na execução fiscal, os bens do devedor podem ser bloqueados ou leiloados para quitar a avença.

De outro lado, quando um débito se encontra em dívida ativa, normalmente, será aberto a oportunidade ao contencioso tributário para tomar as medidas cabíveis contra eventual exação tributária, ou até mesmo, caso o contribuinte reconheça a dívida, o respectivo parcelamento.

Por todo exposto, graves consequências possui aquele que tem o débito em dívida ativa, mormente, a negativação de nome, e penhora judicial, devendo o contencioso tributário tomar as medidas que entender cabíveis de enfrentamento.

Rodrigo Furlanetti é advogado empresarial em Cuiabá.

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia



Leia mais notícias sobre Opinião:
Julho de 2025
03.07.25 05h30 » Tomada de Contas Especial
03.07.25 05h30 » Dia do Hospital
02.07.25 05h30 » Ao lado de quem mais precisa
02.07.25 05h30 » Agro mato-grossense
01.07.25 05h30 » Mulheres visionárias
01.07.25 05h30 » A coragem de sentir e evoluir!