Com a construção do reservatório hidrelétrico APM-Manso, e com o fechamento das comportas da Usina, ocorreu o represamento das águas da bacia hidrográfico do Rio da Casca e Rio Manso, surgiu o maior lago artificial de Mato Grosso, com uma dimensão aproximada de 42.000 ha e com a constituição de um perímetro aproximado de 800 quilômetros, tendo a imensidão maior do que a Baia de Guanabara, formando grandes praias de água doce de grande beleza e os majestosos morros parecem querer beijar as águas do Lago. Ao amanhecer os Turistas ficam a ouvir os cantos dos pássaros, e esses sons parecem com um exercício de recuperação do sentimento de paz, é como filtrar os ouvidos de toda a poluição sonora deixada no dia-a-dia. Viver nos encantos do Lago do Manso, é recuperar a nossa simplicidade e desobedecer ao óbvio da lógica imposta pelas rotinas das loucuras Urbanas.
A região do Lago do Manso está localizada a 90 km de Cuiabá, tem uma altitude de aproximadamente 361 metros acima do nível do mar, durante o dia é um calor que varia de 30º a 40º, favorecendo ao lazer náutico e aquático, é o mar dos cuiabanos e dos troianos, águas mornas e limpas, com pequenas ondas contínuas. Quem vai ao Lago do Manso se encanta e volta sempre. No silêncio do andar lento das Emas, naturalmente são quebrados pelos repiques do cantar chamativo das Seriemas, é um lugar onde os turistas têm o contato direto com a natureza, ainda pode-se ver e curtir animais em extinção, e na própria estrada de acesso, já pode ser fotografado grandes quantidades de pássaros: (Seriemas; Emas; João de Barro; Anús Brancos e Pretos; Sanhaços; Caga Sebo; Pombas Trocais; Jurutis; Biuaias; Garças Brancas; Marrecos; Gaviões; Periquitos; Araras e Papagaios, etc.,) e os animais: (Veados; Capivaras; Cotias; Tatus; Lobetes; Cachorro do Mato e Tamanduás Bandeira, etc.,).
O Lago do Manso transformou também em área pesca esportiva, dispondo das mesmas espécies da bacia do Rio Cuiabá, e não havendo poluição e a oxigenação das águas que são constantemente proporcionada pelas ondas contínuas, e não existindo a pesca predatória devido a grandes profundidades do Lago atingindo em média de 30 metros de profundidades, com isso os pescadores predadores não tem como usar tarrafas e redes, com isso as espécies vão procriando e proporcionando lazer para as pescas esportivas. Contam as histórias de pescadores que já foram pescados grandes peixes, como: Jaú de 50 quilos, Pacu de 23 quilos, Piraputanga e Piava 5,0 quilos, Dourados de 15 quilos. A pescaria no Manso é especial, o pescador tem que colocar ceva de milho e soja para atrair os peixes, talvez com sabedoria e experiência das pescas consecutivas, o pecador passa a entender como pescar no Manso.
Atualmente já existem grandes condomínios construídos, Pousadas e Restaurantes fornecendo cardápios com culinárias de peixes da região e mesmo a culinárias tradicionais da cozinha cuiabana. - "Vou dizer uma coisa: a piava do Manso frita para comer com farinha de mandioca, não tem igual, fica até doce". O Turista pode saborear a famosa ventrecha de Pacu, ou deliciosa mojica de Pintado, ou mesmo uma costelinha de porco com arroz ou uma galinha caipira com arroz e a famosa farofa de banana. No Condomínio Xaraés, é aberta a visitação dos turistas, com um mirante que dá grande visibilidade do Lago, além de dispor de uma praia muito bonita, o turista recebe atendido a beira da água, e de mergulho em mergulho, nas águas limpa e morna do Lago do Manso, os visitantes vão armazenando nas suas lembranças mais um dia cheio de prazer, e quem sabe um dia talvez, ele possa transformar em mais um "Manseiro", mas com certeza nunca mais esquecerá a beleza do Lago e voltará um dia.
Infelizmente o Governo ainda não procurou fomentar o turismo popular, implantando infra-estrutura com a construção de um complexo popular, investindo recursos na construção de praias artificiais, salão para instalação de restaurantes, banheiros e vestuários, campo de futebol de praia, com acesso gratuito a toda a população de baixa renda da grande Cuiabá, com certeza seria a grande sacada de um governo popular, seria um lugar onde a população da grande Cuiabá receberia com grande satisfação e teria grande contingente de freqüentadores.
Com o advento da Copa do Mundo havia comentários que um dos Centros de Treinamentos para abrigar uma das Seleções, seria construído na beira do Lago do Manso, mas com o passar do tempo, já havia outra informação que esses CTs, deveriam ficar na distancia aproximada de no máximo trinta quilômetros da Arena de Múltiplo Uso Verdão, com isso o Lago do Manso ficaria fora, o que é uma pena, pois com certeza é a região mais bonita e exuberante do estado, e jamais poderia ficar fora do roteiro Turístico da Copa do Mundo.
WILSON CARLOS FUÁ é economista e Ouvidor Geral da SINFRA-MT.