Cuiabá, Quinta-Feira, 14 de Agosto de 2025
ERANANI CAPOROSSI
01.02.2018 | 10h00 Tamanho do texto A- A+

Protetor bucal para a prática esportiva

Converse com seu dentista para que ele lhe auxilie na escolha do protetor e tire todas as dúvidas

Já é comprovado que os esportes podem levar à fadiga muscular da face devido a excessiva contração dos músculos do fechamento da mandíbula, e traumas dentários que podem levar até a perda  do dente, no caso dos anteriores acarretando transtornos emocionais e até psicológicos.

 

O uso de protetores bucais para reduzir a atividades dos músculos durante a atividade física e também protegendo os dentes de qualquer tipo de impacto é extremamente relevante.

 

O protetor bucal é um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto.

 

E devem ser usados sempre que a pessoa participa de atividades esportivas que envolvam a possibilidade de quedas, contatos físicos bruscos ou choques com objetos voadores, tais como futebol, basquetebol, beisebol, rugby, hóquei, skates, ginástica, ciclismo, squash ou qualquer atividade que possa produzir ferimentos na área da boca.

 

Os protetores bucais geralmente cobrem os dentes superiores e são projetados para evitar a fratura dos dentes, corte nos lábios ou qualquer outro dano a boca.

 

Os traumatismos dentários ocorrem com frequência durante a pratica de esportes. Há uma estimativa do National Youth Sports Foundation, mais de 5 milhões de dentes são perdidos devido atividades esportivas anualmente.

De uma simples caminhada até um esporte de alto impacto, os protetores são sempre recomendados, e podem ser fabricados em três níveis de proteção, sendo eles indicados para diferentes categorias esportivas

 

Conforme  á America Dental Association, mais de 200 mil traumas orais são evitados graças aos protetores bucais.

 

Existem alguns tipos de protetores disponíveis, mas o indicado é modelo personalizado,  trata-se de uma placa de silicone prensada sobre o modelo de gesso, adaptando perfeitamente a boca, oferecendo maior conforto e maciez.

 

Os modelos pré-fabricados não se ajustam com tanta precisão ao maxilar, podendo interferir na capacidade de falar e até respirar.

 

De uma simples caminhada até um esporte de alto impacto, os protetores são sempre recomendados, e podem ser fabricados em três níveis de proteção, sendo eles indicados para diferentes categorias esportivas:

 

·  Leve – academia, corrida, ciclismo, hipismo, futebol e voleibol;

 

·  Médio – luta livre, basquete, beisebol, moto cross, skate, squash, patins;

 

·  Pesado – boxe, vale tudo, lutas marciais em geral.

    

Existe uma tendência hoje nos países como Estados Unidos e Europa, que as academias, clubes, federações esportivas e escolas passem a divulgar a necessidade e importância do uso de protetores bucais para a prática de esportes.

 

Se você pratica ou pretende praticar um esporte que necessita o uso de protetor bucal, lembre-se de conversar com seu dentista para que ele lhe auxilie na escolha do protetor e tire todas as suas dúvidas sobre a eficácia de cada tipo na redução dos traumatismos.

 

A prevenção sempre é o melhor caminho.

 

 

ERNANI CAPOROSSI, especialista em Dentistica Restauradora e Prótese Dental, MBA em Gestão em Saúde, membro fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE)  e da Academia Brasileira de Osseointegração (Abrossi). Há 35 anos, atende em Cuiabá em clínica privada.

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia



Leia mais notícias sobre Opinião:
Agosto de 2025
13.08.25 05h30 » Quem pariu Mateus, que crie!
13.08.25 05h30 » Do crime ao combate
13.08.25 05h30 » Agro, mais uma vez, sob ataque
12.08.25 05h30 » Tacin, tá não
12.08.25 05h30 » Respeito às Instituições
11.08.25 08h11 » 11 de Agosto