Cuiabá, Sexta-Feira, 3 de Outubro de 2025
ALFREDO DA MOTA MENEZES
24.06.2010 | 07h29 Tamanho do texto A- A+

Serys, PT e momento

Antero que se cuide: o PT nacional vai jogar todas as fichas em Abicalil

Não há mais dúvida no meio político de que a direção nacional do PT e líderes políticos desse partido estavam a favor do Carlos Abicalil na disputa com Serys Marly para a vaga ao Senado em MT. Aqui foi o único lugar do país em que alguém do PT com mandato de senador não pode ir à reeleição.

O PT nacional foi contornar problemas em Minas, Pernambuco, Distrito Federal e Maranhão. Em Mato Grosso deixaram a coisa correr e os fatos indicam que por trás apoiavam a atuação do Abicalil contra a Serys. Aliás, ela mesma confirmou isso numa entrevista dada ao blog Congresso em Foco. Reclamou com todas as letras da atuação do PT no seu caso.

Em outubro de 2002, logo depois da eleição, a Serys já eleita senadora, esta coluna dizia que a atuação dela em Brasília seria melhor se o Lula perdesse o segundo turno para o Serra.

Ela tinha um passado de oposição desde a universidade, passando pela Assembleia Legislativa, uma vida inteira nessa trincheira. Se o Serra fosse eleito ela saberia como cutucar seu governo. Num governo do seu lado sua atuação poderia ser comprometida, dizia a coluna.

A tese levantada no artigo era saber como a Serys ia se comportar sendo, pela primeira vez, situação e não oposição. Heloisa Helena, que não sabe também ser situação, logo abriu tiroteio em cima do próprio grupo e partido. A Serys ficou num meio termo que a machucou, ela pagou o preço agora.

Talvez se possa especular ainda que a direção nacional do PT e do governo a amarrou quando apoiaram seu nome para ocupar cargo do partido na mesa diretora do Senado. Um lugar que sentaria só com o apoio de Zé Dirceu, de corrente contrária a ela, e dos dirigentes partidários. O PT não podia ter mais de uma Heloisa Helena. Daí talvez a cooptação feito à Serys.

Mais tarde, no caso do mensalão, a Serys não botou a cara à tapa como fizeram outros membros do PT, incluindo o Abicalil. Agora, mais ao final do seu mandato, ela tomou ações pelo partido e o grupo, como aquele caso quando encerrou uma sessão deixando a oposição na bronca porque queriam pegar o Sarney.

Ações assim parecem que já era tarde. Quem sabe se pode especular que essa ambiguidade em Brasília a atrapalhou junto aos dirigentes maiores da sigla.

Antero de Barros que se cuide. Pode acontecer aquilo que ele mesmo previra: o PT nacional vai jogar todas as fichas no Carlos Abicalil. A infra-estrutura de campanha dele será muito forte e virá de fora. Não falo de nada ilegal, falo do interesse do PT nacional em sua eleição para o Senado. Vão jogar tudo contra o Antero, um dos algozes daquele partido enquanto senador.

Soube que até o Lula viria a MT fazer campanha para o Abicalil. Se ocorrer, é outra demonstração de que os dirigentes maiores do partido preferiam sua candidatura à da Serys.

ALFREDO DA MOTA MENEZES é professor universitário e cientista político.
[email protected]

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Marcioney Mendes  24.06.10 20h27
Alfredo, isso todo mundo já sabia, mas da forma como vc coloca fica mais bonito. Serys há muito tempo já vinha perdendo apoio da militância no PT. São coisas como arrogância, prepotência e autoritarismo que afastaram a senadora dos braços da militância. Infelizmente porque serys tem sim seus valores, mas Abicalil é uma espécie rara na política, não aceita cooptação financeira, não vende sua convicção, tem a paciência de um monge tibetano e uma inteligência surpreendente. Não é a toa que se encontra na condição do preferido de Lula e Dilma.
0
0
amorim  24.06.10 17h02
O burburinho é o seguite, a ordem é pau nos inimigos do PT, principaumente os dep. e senadores que desde 2002 bateram no Lula. Dizem que o próprio Lula pessoalmente vai desenbarcar em MT para derubar o Antero, a estadia de Lula em MT vai ser de 3 dias, vai pecorrer os principais polo com o Abicalli. LULA já disse O BICHO VAI PEGA.
0
0
marcio eça  24.06.10 14h38
perfeito o seu raciocinio,e digo mais se o antero continuar com sua estrategia de não questionar a gestão maggi,ele vai levar o seu projeto e o do wilson ,para o buraco.
0
0



Leia mais notícias sobre Opinião:
Outubro de 2025
03.10.25 05h30 » Escute se for capaz
02.10.25 05h30 » Receita para a alma!
02.10.25 05h30 » Entre luz e escuridão!
02.10.25 05h30 » O que é cidadania digital?
01.10.25 05h30 » Dia do Vendedor