Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
MARCELO AUDE
28.02.2018 | 09h21 Tamanho do texto A- A+

Sucesso da empresa

A importância do alinhamento dos processos, indicadores e da gestão

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia”.

 

Essa frase de William Edwards Deming, americano, engenheiro, estatístico e professor, premiado com a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação, mostra a importância que todo empresário deve dar a 3 pilares dentro de uma empresa: os processos, os indicadores e a gestão.

 

De que adianta a empresa se comprometer a entregar um produto para o seu cliente se ela não define qual o prazo ideal para a entrega, ou mais, qual o prazo que o cliente espera receber? Será que o setor de vendas sabe o prazo de entrega do produto, antes de prometer algo ao cliente? Será que o setor de estoque mantém o controle dos produtos para que não falte e atrase ainda mais a entrega ao cliente? Será que os setores de estoque e compras estão integrados? E a logística, tem os meios necessários para fazer chegar esse produto ao cliente? E o setor de vendas, o primeiro citado nessa cadeia, tem as informações corretas para poder vender?

 

Muito se fala em processos dentro de uma empresa, mas muitos não dão a devida atenção e valor a eles

Se em alguma dessas questões a resposta for não, sinto informar, sua empresa está bagunçada, ela não vai conseguir atender o cliente dentro do prazo e estará fora do mercado. Muito se fala em processos dentro de uma empresa, mas muitos não dão a devida atenção e valor a eles.

 

Nesse exemplo acima, uma única venda envolve de 3 a 5 setores dentro de uma empresa, cada qual com seus processos, com suas informações e com sua integração entre um e outro ou entre uns e outros ou entre um e todos. Imagina agora, uma empresa sem processo desenhado, sem que os setores tenham entendimento daquilo que fazem e da importância que cada um tem dentro da empresa.

 

É aí que os 3 pilares, processos, indicadores e gestão tornam-se muito importante para a empresa. Se os três estiverem alinhados, a comunicação entre setores melhora, os colaboradores passam a ter uma visão estratégica sobre o papel deles na empresa (o que fazem, como fazem e o qual resultado devem dar), os líderes terão facilidades em tomar decisões com base em números confiáveis, os processos melhoram, assim como a produtividade e resultados.

 

Deve-se dar a máxima importância para isso. Processos, indicadores e gestão devem estar alinhados com os objetivos da empresa, contribuindo assim, para sua saúde, longevidade e sucesso.

 

MARCELO AUDE é administrador de empresas, consultor de gestão empresarial e pós graduado em gestão por resultados. Email: [email protected] 

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia



Leia mais notícias sobre Opinião:
Julho de 2025
15.07.25 05h30 » A metade de 100
15.07.25 05h30 » Em paz
15.07.25 05h30 » Licença-maternidade
15.07.25 05h30 » Débito ou Crédito?
14.07.25 08h20 » Respeito às Pessoas Trans