Cuiabá, Sexta-Feira, 9 de Janeiro de 2026
FICHA CRIMINAL
08.01.2026 | 08h40 Tamanho do texto A- A+

Assassino de PM estava escondido em favela e faria assalto no RJ

Raffael Amorim estava foragido no Complexo do Alemão e foi preso após sair para roubar em Itaboraí

Reprodução

Raffael Amorim foi preso nesta quarta-feira, no município de Itaboraí (RJ)

Raffael Amorim foi preso nesta quarta-feira, no município de Itaboraí (RJ)

LARISSA AZEVEDO
DA REDAÇÃO

Raffael Amorim de Brito, suspeito de matar o sargento da Polícia Militar Odenil Alves Pedroso, em 2024, foi preso na quarta-feira (7) ao sair para cometer um furto no município de Itaboraí, no Rio de Janeiro. Ele possui uma extensa ficha criminal e estava escondido no Complexo do Alemão. 

 

Forças de segurança de Mato Grosso nunca iriam parar até prender o suspeito do assassinato do sargento Odenil

Raffael já era procurado em Mato Grosso desde maio daquele ano, após matar o sargento. Em junho, o Governo ofereceu uma recompensa de R$10 mil para quem tivesse informações sobre o paradeiro do criminoso. No entanto, em novembro, as investigações das Forças de Segurança descobriram que o suspeito estava escondido no Rio de Janeiro. 

 

Ele era um dos criminosos de alta periculosidade listado no Programa Recaptura, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Raffael Amorim integrava os oito nomes de Mato Grosso do projeto. 

 

Além do homicídio do sargento Odenil, o criminoso possui uma extensa ficha criminal e já tinha passagens por estupro, roubo e tráfico de drogas. 

 

O secretário de Segurança Pública do estado, coronel César Roveri, citou a ação da Polícia de Mato Grosso para a prisão do suspeito. 

 

"Ele estava sendo acobertado no Rio de Janeiro, mas nossas forças de segurança estão preparadas e, junto com as Polícias do Rio, tiveram êxito na localização e monitoramento, até a prisão do suspeito. As forças de segurança de Mato Grosso nunca iriam parar até encontrar e prender o suspeito do assassinato do sargento Odenil", afirmou. 

 

A ação foi realizada pela força tarefa da Diretoria da Agência Central de Inteligência da Polícia Militar de Mato Grosso, da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar do Rio de Janeiro, da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal e do Gaeco de Mato Grosso.

 

O crime 

 

O sargento Odenil Pedroso foi vítima de disparos de arma de fogo no dia 28 de maio de 2024, quando estava próximo à Unidade de Pronto Atendimento do bairro Morada do Ouro. 

 

Ele estava em uma lanchonete quando o Raffael desceu de uma motocicleta, fez os disparos e ainda roubou a arma do militar.

 

Odenil chegou a ser socorrido em estado grave, com apoio de uma aeronave do Ciopaer, e foi encaminhado ao Hospital Municipal de Cuiabá, onde foi entubado e passou por cirurgia. No entanto, ele não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu horas depois.

 

No dia 29, policiais da DHPP (Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa) localizaram em uma casa, no bairro CPA II, a motocicleta, o capacete, botinas e uma jaqueta utilizados por Raffael na execução.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Forças de segurança de MT prendem assassino de sargento no RJ

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia