Cuiabá, Quarta-Feira, 30 de Julho de 2025
ESCUTAS ILEGAIS
24.05.2017 | 09h25 Tamanho do texto A- A+

Coronel Zaqueu está detido no Bope e cabo da PM foi para a Rotam

Ambos foram presos acusados de estarem envolvidos em esquema de interceptações telefônicas

MidiaNews

Coronel Zaqueu está detido no Batalhão de Operações Especiais (Bope)

Coronel Zaqueu está detido no Batalhão de Operações Especiais (Bope)

JAD LARANJEIRA
DA REDAÇÃO

Após passarem por audiência de custódia, o coronel PM Zaqueu Barbosa, ex-comandante-geral da PM de Mato Grosso, foi encaminhado para o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o cabo Gerson Ferreira Gouveia Júnior foi levado para a sede da Ronda Ostensiva Tático Metropolitana (Rotam).

 

Ambos foram presos na tarde desta quarta-feira (23), acusados de estarem envolvidos em um esquema de escutas telefônicas clandestinas, que teriam sido feitas pelo setor de Inteligência da PM, com anuência de setores do Palácio Paiaguás.

 

Os dois não foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) para fazer o exame de corpo e delito, como normalmente acontece quando há a condução de presos.

 

De acordo com a Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sesp), após a prisão, os militares seguiram diretamente para o Fórum de Cuiabá, onde foram avaliados por peritos criminais.

 

Eles ficarão detidos em alojamentos militares em razão de possuírem tal prerrogativa, uma vez  que pertencem à instituição e correriam riscos caso ficassem presos em unidades com presos comuns.

 

MidiaNews

Coronel Zaqueu

O coronel PM Zaqueu Barbosa, ex-comandante-geral da PM de Mato Grosso

Mandados de prisões

 

Os mandados de prisões foram expedidos pelo juiz de Direito Marcos Faleiros, da 11ª Vara de Crimes Militares da Comarca de Cuiabá.

 

Ao decretar as prisões, o magistrado agiu de ofício, ou seja, tomou tal atitude com base nos elementos e informações existentes no inquérito.

 

A medida é prevista na Lei Orgânica da Polícia Militar.

 

"Este magistrado verificou indícios do envolvimento não só do Cel PM RR Zaqueu, apontado como mandante das ordens de ações militares de interceptações telefônicas, e quem mantinha contato pessoal com magistrados para viabilizar os grampos clandestinos, como também do Cabo PM Gerson Luiz Ferreira Correa Junior, responsável por formalizar os pedidos, prorrogações e relatórios de inteligência dos grampos ilegais à Justiça", disse. 

 

Denúncia 

 

A denúncia sobre a rede de grampos foi feita no início deste ano, ao Ministério Público Federal (MPF), pelo promotor de Justiça Mauro Zaque, ex-secretário de Estado de Segurança Pública. 

 

Zaque disse que recebeu uma denúncia anônima, com documentos, que evidenciavam a prática ilegal. Segundo ele, a denúncia foi levada ao conhecimento do governador Pedro Taques (PSDB) em setembro de 2015.

 

O esquema funcionaria por meio da chamada "barriga de aluguel", quando números de telefones de cidadãos comuns, sem conexão com uma investigação, são inseridos em um pedido de quebra de sigilo telefônico à Justiça.

 

No caso, teriam sido espionados adversários políticos do Governo, médicos e advogados.

 

Entre os grampeados estariam a deputada Janaina Riva (PMDB); o advogado José do Patrocínio; o desembargador aposentado José Ferreira Leite; os médicos Sergio Dezanetti, Luciano Florisbelo da Silva, Paullineli Fraga Martins, Helio Ferreira de Lima Junior e Hugo Miguel Viegas Coelho.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Estimativa é que até 1000 telefones foram grampeados, diz juiz

 

Juiz manda prender coronel e cabo da PM acusados de esquema

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia