Cuiabá, Sábado, 13 de Dezembro de 2025
OPERAÇÃO CUPINCHA
01.08.2022 | 09h18 Tamanho do texto A- A+

PF cumpre mandados na Secretaria de Saúde de Cuiabá e HMC

Ação investigou suspeita de pagamento de propina a agentes públicos municipais

Reprodução

Secretaria de Saúde de Cuiabá é alvo da Polícia Federal

Secretaria de Saúde de Cuiabá é alvo da Polícia Federal

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

A Polícia Federal cumpre na manhã dessa segunda-feira (1º) mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal de Saúde, Hospital São Benedito e no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

 

Segundo a assessoria do órgão, não há mandado de prisão. Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara Federal de Mato Grosso.

 

A ação é um desdobramento da Operação Cupincha - segunda fase da Curare – que apurou supostos atos de corrupção e lavagem de capitais na Secretaria de Saúde de Cuiabá. A operação foi deflagrada em outubro do ano passado.

 

Os mandados de busca têm o objetivo de obter processos de pagamento decorrentes de aquisições sem cobertura contratual, bem como dados de tramitação de documentos e da execução orçamentária e financeira das despesas, no valor de R$ 7 milhões.

 

Segundo a PF, as informações haviam sido formalmente solicitadas ao órgão e à empresa pública, contudo ou não se obteve resposta, ou a resposta revelou novas incongruências que devem ser esclarecidas no contexto da investigação.

 

Operação Cupincha 

 

À época, o ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues, e os empresários Paulo Roberto de Souza Jamur e Liandro Ventura da Silva foram presos.

 

As investigações apontam que a Empresa Cuiabana de Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Saúde contratavam empresas privadas que faziam “quarteirização” dos serviços de saúde.

 

Para manter os contratos, conforme a PF, as empresas faziam pagamento de vantagens indevidas seja de forma direta ou por intermédio de empresas de consultoria, turismo ou até mesmo recém-transformadas para o ramo da saúde. 

  

Ainda segundo a Polícia Federal, existem fortes indícios de que Célio Rodrigues da Silva e Paulo Roberto de Souza Jamur também são sócios ocultos na empresa Cuyabana Cervejaria Artesanal Ltda.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Veja quanto cada empresa investigada recebeu da Prefeitura

 

PF apreende veículos de luxo e até uma lancha no Lago de Manso

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Pietro beccari  01.08.22 09h45
Esse Carlos que comentou ai deve estar doidão mesmo kkkkk. Que Marcia oque Rapaz . #Forapaletó e companhia
75
6
Carlos  01.08.22 09h38
É por isso que eu digo a vocês: MARCIA PINHEIRO nossa governadora...vamos junto meu povo.
5
104