Cuiabá, Segunda-Feira, 14 de Julho de 2025
EM CAMINHÕES
14.07.2025 | 14h30 Tamanho do texto A- A+

PF mira quadrilha que levava cocaína de MT para o ES

Delegado apontou que organização usava carga fria por ser difícil de ser inspecionada

Divulgação

PF cumpriu 28 mandados de busca e apreensão

PF cumpriu 28 mandados de busca e apreensão

DA REDAÇÃO

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (14), a Operação Sangue Frio para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de cocaína e lavagem de capitais. 

 

Segundo a Polícia Federal, a droga era transportada em caminhões de um frigorífico com sede em Mato Grosso e destinada a diversas cidades do Espirito Santo. 

 

Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e 28 mandados de busca e apreensão nos estados do Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. 

 

Uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de arma em Mato Grosso, mas deve ser liberada após pagamento de fiança.

 

O delegado responsável pela operação, Arcelino Damasceno, explicou em entrevista ao G1 que a cocaína era transportada em caminhões frigoríficos por ser mais complexa a inspeção nesse tipo de carga.

 

“A empresa tem a propriedade de alguns caminhões frigoríficos. E por que caminhão frigorífico? Porque é uma carga difícil de ser inspecionada. Vem dentro de padrões sanitários que, muitas vezes, impossibilitam a fiscalização no meio do caminho. É uma carga muito monitorada”, disse o delegado.

 

A investigação revelou que a organização é uma das principais distribuidoras de drogas no Espírito Santo, abastecendo traficantes em diversas cidades.

 

Entre os alvos da operação está o principal líder do grupo, um homem que estava foragido da Justiça há mais de 13 anos por condenação pelo crime de tráfico de drogas.

 

O início das investigações

 

O delegado ainda revelou que o início das investigações ocorreu no ano passado, quando um carregamento de 200 kg de cocaína saiu de Mato Grosso com destino ao Espírito Santo.

 

“Esse carregamento estava sendo transportado dentro de um caminhão frigorífico. Chegando aqui, a Polícia Federal acompanhou a distribuição dessa droga e passou a investigar”, disse.

 

“Observamos que havia um grupo consistente, que trazia cerca de 200 kg por mês e fazia a distribuição em pontos de drogas em Cariacica, Viana e Guarapari”, completou.

 

A operação mobilizou cerca de 240 policiais e conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e das Guardas Municipais.

 

Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia