Cuiabá, Segunda-Feira, 10 de Novembro de 2025
LIGAÇÕES CLANDESTINAS
10.11.2025 | 14h00 Tamanho do texto A- A+

Polícia prende 13 por “gatos” em mansões, postos e hamburgueria

Os suspeitos responderão por furto de energia elétrica com pena que pode chegar a 4 anos de prisão

Reprodução

Policial civil ao lado de agente da Energisa; ao todo foram 13 pessoas presas

Policial civil ao lado de agente da Energisa; ao todo foram 13 pessoas presas

DA REDAÇÃO

Treze pessoas envolvidas em furto de energia elétrica foram presas pelas forças de segurança pública durante fiscalização realizada em parceria com a Energisa.

 

O trabalho integrado aconteceu em Rondonópolis, durante os dias 5 e 7 de novembro, e resultou na prisão de seis pessoa pelo crime de subtração e fraude de energia elétrica.

 

Na ação das Polícias Civil e Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica, Corpo de Bombeiros e a Energisa, identificou ligações clandestinas e medidores adulterados em postos de combustíveis, mercado, conveniências, empresa de refrigeração e residências de alto padrão.

 

Os suspeitos responderão por furto de energia elétrica (artigo 155 do Código Penal), com pena que pode chegar a quatro anos de prisão.

 

Ao todo 14 policiais civis, 16 militares, quatro peritos e seis bombeiros atuaram na fiscalização que vem sendo realizada de forma contínua ao longo deste ano.

 

Conforme o coordenador regional da Energisa MT, Alexsandro Souza, essas operações têm um papel fundamental não só na responsabilização dos envolvidos, mas também na conscientização da sociedade sobre os riscos e impactos do furto de energia.

 

Na Capital

 

Em Cuiabá a fiscalização ocorreu após denúncias anônimas feitas pela população. Um dos locais vistoriado foi uma hamburgueria já monitorada por irregularidades, com débito superior a R$ 89 mil e que teve o fornecimento de energia interrompido.

 

Na ocasião dois homens foram flagrados tentando religar clandestinamente a energia elétrica no estabelecimento, e foram detidos em flagrante. Ambos são suspeitos de oferecem serviços de ligação clandestina.

 

Outas cinco pessoas foram conduzidas após a descoberta de ligações clandestinas em um conjunto de kitnets no bairro Coophamil.

 

Com essas ações, o total de prisões em Mato Grosso chegou a 114 neste ano de 2025.

 

“O furto de energia é um crime contra todos. Cada prisão representa um passo em direção à justiça e à proteção do consumidor honesto. As denúncias anônimas reforçam a importância da participação de todos nesse combate”, afirmou Luciano Lima, gerente de perdas da Energisa MT.

 

Qualquer cidadão pode ajudar a identificar irregularidades pelos canais oficiais da concessionária ou diretamente à polícia pelo 190 e 181.

 

WhatsApp (Gisa): (65) 99999-7974

 

Aplicativo Energisa On

 

Site: energisa.com.br

 

Call Center: 0800 646 4196

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia