Imagens divulgadas pela Polícia Federal mostram a operação que desarticulou um garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista d’Oeste (553 km de Cuiabá) e Pontes e Lacerda (445 km de Cuiabá). A área é considerada uma das mais devastadas do país pela exploração clandestina de ouro.
A ação ocorreu entre domingo (28) e segunda-feira (30) e registrou momentos de confronto entre agentes da PF e integrantes de uma facção criminosa que atua na região.
No vídeo, é possível ouvir um policial tentando acalmar um colega logo após o embate: “Respira. Respira. O pior já passou”, diz ele.
Em outro trecho, os agentes percorrem os escombros do acampamento usado pelos garimpeiros. O local é descrito por um dos policiais como um “cenário de destruição total”.
Também é possível ver a equipe entrando nos túneis do garimpo e encontrando diversos galões de gasolina e kits de internet Starlink.
Ação integrada
A ação foi realizada de forma integrada entre a Polícia Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso e o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (GEFRON).
O objetivo da operação foi desarticular crimes relacionados ao desmatamento ilegal, garimpo clandestino, comércio ilícito de ouro, atuação de organização criminosa, além do porte ilegal de armas de fogo e explosivos na Terra Indígena.
Segundo informações da Polícia Federal, a área vinha sendo dominada por facções criminosas.
Durante a operação, foram inutilizados diversos motores estacionários, geradores de energia, estruturas de apoio e túneis subterrâneos usados na extração clandestina.
Também foram apreendidas armas de fogo, munições, grande quantidade de explosivos, minério de ouro e mercúrio.
Veja vídeo:
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|