Cuiabá, Quinta-Feira, 2 de Outubro de 2025
"RESPIRA"; VEJA
02.10.2025 | 10h30 Tamanho do texto A- A+

Vídeo mostra ação da PF em garimpo ilegal após confrontos

Ação ocorreu na Terra Indígena Sararé, entre as mais devastadas pela exploração de ouro

Reprodução

Imagem mostra atuação da PF em Terra Indígena

Imagem mostra atuação da PF em Terra Indígena

ANDRELINA BRAZ
DA REDAÇÃO

Imagens divulgadas pela Polícia Federal mostram a operação que desarticulou um garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista d’Oeste (553 km de Cuiabá) e Pontes e Lacerda (445 km de Cuiabá). A área é considerada uma das mais devastadas do país pela exploração clandestina de ouro.

 

A ação ocorreu entre domingo (28) e segunda-feira (30) e registrou momentos de confronto entre agentes da PF e integrantes de uma facção criminosa que atua na região.

 

No vídeo, é possível ouvir um policial tentando acalmar um colega logo após o embate: “Respira. Respira. O pior já passou”, diz ele.

 

Em outro trecho, os agentes percorrem os escombros do acampamento usado pelos garimpeiros. O local é descrito por um dos policiais como um “cenário de destruição total”.

 

Também é possível ver a equipe entrando nos túneis do garimpo e encontrando diversos galões de gasolina e kits de internet Starlink.

 

Ação integrada 

 

A ação foi realizada de forma integrada entre a Polícia Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso e o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (GEFRON).

 

O objetivo da operação foi desarticular crimes relacionados ao desmatamento ilegal, garimpo clandestino, comércio ilícito de ouro, atuação de organização criminosa, além do porte ilegal de armas de fogo e explosivos na Terra Indígena.

 

Segundo informações da Polícia Federal, a área vinha sendo dominada por facções criminosas.

 

Durante a operação, foram inutilizados diversos motores estacionários, geradores de energia, estruturas de apoio e túneis subterrâneos usados na extração clandestina.

 

Também foram apreendidas armas de fogo, munições, grande quantidade de explosivos, minério de ouro e mercúrio.

 

Veja vídeo:

 

 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia