Cuiabá, Terça-Feira, 9 de Dezembro de 2025
ALTA PERICULOSIDADE
09.12.2025 | 09h20 Tamanho do texto A- A+

Vovózona, Batman e assassino de PM: veja lista de procurados de MT

Nomes estão na lista do Programa Captura; entre eles estão ocupantes de cargos altos em facções

Reprodução

Raffael Amorim matou o sargento da Polícia Militar Odenil Alves Pedroso

Raffael Amorim matou o sargento da Polícia Militar Odenil Alves Pedroso

LARISSA AZEVEDO
DA REDAÇÃO

Uma lista nacional que mostra criminosos de alta periculosidade foragidos tem oito nomes de Mato Grosso. Entre eles estão integrantes de facções criminosas com cargos de comando e o assassino do policial militar Odenil Alves Pedroso. 

 

Os nomes foram divulgados nesta segunda-feira (8) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Programa Captura. A iniciativa busca ampliar a integração entre os Estados e garantir uma captura mais ágil de criminosos. 

 

Um dos procurados de Mato Grosso é Raffael Amorim de Brito acusado de matar a tiros o sargento Odenil Alves Pedroso, de 47 anos, em 28 de maio de 2024. O militar chegou a ser encaminhado com vida ao Hospital Municipal de Cuiabá, mas não resistiu e morreu durante uma cirurgia.

 

Outro listado no programa é Gilmar Reis da Silva, líder de uma facção criminosa. Conhecido como Vovózona, o criminoso fugiu do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, em julho de 2023. 

 

Jonas Souza Gonçalves Júnior (“Batman”), outro faccionado considerado o terceiro na hierarquia de um grupo criminoso, é procurado desde que rompeu a tornozeleira, três dias após ser solto pela Justiça. Ele havia sido colocado em regime semi-aberto quando fugiu. 

 

Os outros nomes da lista são criminosos conhecidos por integrar facção criminosa e se envolver em homicídios e roubos. Eles são Brhendow Olliom Bispo Moreira, Leonardo Dias de Araújo, Marítssa Ingridy da Silva Rodriges, Pedro César de Jesus e Tiago Teixeira da Silva.

 

Programa 

 

O Programa Captura tem o objetivo de localizar e prender criminosos que geram alto risco à sociedade. Ele é coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e tem, atualmente, 216 nomes de foragidos procurados em todo o país. 

 

Cada um deles foi escolhido pelos órgãos de segurança de cada Estado. A lista deve ser atualizada com frequência, conforme estabelecido na Portaria MJSP nº 570/2023. 

 

Veja a lista dos procurados:

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

GALERIA DE FOTOS
Reprodução

Tiago - procurado

Reprodução

Raffael - procurado

Reprodução

Pedro - procurado

Reprodução

Marítssa - procurada

Reprodução

Leonardo - procurado

Reprodução

Jonas - procurado

Reprodução

Gilmar - procurado

Reprodução

Brhendow - procurado




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia