Cuiabá, Terça-Feira, 2 de Dezembro de 2025
CONTORNO LESTE
02.12.2025 | 17h20 Tamanho do texto A- A+

Abilio admite ir contra pauta da direita, mas “seguirá o coração”

O prefeito de Cuiabá disse preferir ajudar as famílias mesmo indo contra seus próprios princípios

Rennan Oliveira

O prefeito Abilio Brunini garantiu indenização a proprietários

O prefeito Abilio Brunini garantiu indenização a proprietários

GIORDANO TOMASELLI E CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O prefeito Abilio Brunini (PL) admitiu que a decisão de desapropriar terrenos privados para iniciar a regularização fundiária do Contorno Leste, em Cuiabá, contraria os ideais tradicionalmente defendidos pela direita. Mesmo assim, afirmou que prefere “seguir o coração” para ajudar as famílias que vivem na área.

 

Entre estar certo e ter o coração mais calmo, eu escolhi ter o coração mais calmo

A medida enfrentou resistência dentro do próprio grupo político de Abilio. Entre os críticos está o deputado estadual Gilberto Cattani (PL), aliado do prefeito, que reprovou a decisão anunciada no último sábado (29).

 

“Chegou-se a essa decisão e vai, na marra, tomar dos proprietários reais e legítimos para entregar aos invasores”, escreveu Cattani nas redes sociais.

 

Questionado sobre a crítica, Abilio disse que compreende o posicionamento do deputado, mas reforçou que optou por priorizar as famílias instaladas no local.

 

“Entre estar certo e ter o coração mais calmo, eu escolhi ter o coração mais calmo. Vai ficar na minha imagem uma cicatriz dizendo que ‘o Abilio foi contra o direito de propriedade de um lugar’, mas eu prefiro conviver com essa marca, por ter ajudado um grupo de famílias, ainda que isso vá contra alguns dos nossos valores e princípios, do que carregar uma decisão ruim contra aquelas pessoas que estão lá”, afirmou o prefeito nesta segunda-feira (1º).

 

“Então, assim, o Cattani está certo. O posicionamento dele está correto. Acontece que a gente vai seguir o coração e tomar uma decisão para ajudar as famílias”, completou.

 

A defesa do direito à propriedade privada é uma pauta central entre políticos do campo da direita — o que torna a medida ainda mais surpreendente, já que o próprio Abilio sempre se posicionou contra invasões.

 

 

O prefeito, porém, garantiu que os proprietários serão indenizados e não terão prejuízo. Segundo ele, a decisão foi tomada após diálogos com a comunidade, com autoridades do Judiciário e com representantes do Ministério Público.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia