Cuiabá, Terça-Feira, 21 de Outubro de 2025
CALOTE DE EMANUEL
03.01.2025 | 10h37 Tamanho do texto A- A+

Abilio ameaça romper contrato e empresa retoma coleta de lixo

Prefeito se reuniu com representantes da empresa nesta sexta e garantiu pagamento regular de serviços

Divulgação

O prefeito Abilio Brunini, o secretário de Governo Ananias Filho e Carlos Buarque, da Locar

O prefeito Abilio Brunini, o secretário de Governo Ananias Filho e Carlos Buarque, da Locar

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

A empresa Locar Saneamento Ambiental garantiu que a coleta de lixo em Cuiabá deve ser reestabelecida entre esta sexta-feira (3) e sábado (4). 

De hoje para amanhã, no máximo, a coleta será reestabelecida

 

A informação foi repassada pelo prefeito Abilio Brunini (PL), em vídeo divulgado à imprensa. Abilio e o presidente da Locar, Carlos Buarque, se reuniram nesta manhã no Palácio Alencastro.

 

“A ingerência acabou”, disse Abilio. “De hoje para amanhã, no máximo, a coleta será reestabelecida. Não temos compromisso com o CNPJ da empresa, mas sim com a população cuiabana, que merece um serviço regular e eficiente”, completou.

 

De acordo com a Locar, a interrupção da coleta foi motivada por uma dívida superior R$ 42,5 milhões acumulada pela gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). O atual gestor, no entanto, afirmou que os pagamentos serão regularizados e que não aceitará novas falhas no serviço.

 

"Ou a empresa retoma a coleta de serviço, ou a gente vai ter que buscar o segundo colocado no processo de licitação, ou buscar uma nova licitação para, de imediato, retomar a coleta de lixo na cidade”, disse.

 

“A empresa não pode estar há 30 dias de início desse novo contrato com essas interrupções na coleta de lixo", completou. A Locar realizou um novo contrato com a Prefeitura de Cuiabá no último dia 12 de dezembro.

 

Regularidade nos pagamentos

 

O prefeito garantiu à empresa que fará os pagamentos conforme estabelecido nos contratos da licitação.

 

“Os pagamentos serão feitos dentro do prazo estabelecido no contrato com regularidade, com transparência e com boa gestão da prefeitura", disse. 

 

Segundo ele, caso novas falhas aconteçam, a administração adotará medidas mais rígidas.

 

"Agora, nós não vamos admitir que a empresa de coleta de lixo não tenha regularidade na coleta. Nós vamos fazer a nossa parte, e eles têm que fazer a deles. Se isso voltar a acontecer, vamos buscar medidas mais duras", enfatizou.

 

Mercado do Porto

 

Na tarde de quinta-feira (2), o prefeito realizou uma vistoria no Mercado do Porto e flagrou um acúmulo de lixo nos fundos do local. A responsabilidade pela coleta do lixo é da Locar.

 

Segundo Abilio, a Locar já se comprometeu a realizar a limpeza no local. Além disso, a gestão está articulando o apoio das cooperativas e dos coletores de resíduos recicláveis para organizar melhor o fluxo de coleta seletiva.

 

"Eles já fizeram o compromisso de retirar o lixo de lá, e a gestão vai conseguir organizar a busca desse lixo. Além disso, as cooperativas e os coletores de coleta seletiva vão organizar como vai funcionar ", afirmou o prefeito.

 

Até o fim do dia a Locar deve entregar um planejamento detalhado para solucionar os problemas na coleta de lixo na Capital.

 

Entre as ações exigidas estão a adequação dos mapas e rotas de coleta e o fornecimento de acesso aos sistemas de rastreamento dos caminhões, que monitoram em tempo real as rotas realizadas.

 

Atualmente, Cuiabá gera cerca de 400 toneladas de lixo doméstico por dia, sendo que a região central da cidade é responsável por 70 toneladas desse volume.

 

Veja vídeo:

 

 

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Empresa cobra dívida de R$ 42 mi e coleta de lixo pode parar

 

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Rafael  03.01.25 11h57
Se a prefeitura asfaltar 3,5 km , ate o aterro sanitario do pedra 90 , cada caminhao da 3 a 4 viagens a mais por dia . O acesso é ridiculo . Alem dos caminhoes detonarem a estrada de terra prejudicando muiiiitas pessoas .
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