O prefeito Abilio Brunini (PL) afirmou que o ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD) disse que irá estinar R$ 18 milhões de emendas para ajudar na desapropriação de áreas de ocupação por famílias no entorno do Contorno Leste, em Cuiabá.
Entretanto, a viabilidade da emenda foi questionada por Abilio. Segundo ele, o recurso só chegará por volta de março de 2026, enquanto a desocupação da área pode ocorrer já no próximo mês.
“Ele me ligou e falou que vai empenhar em novembro para pagar no ano que vem. Só que o pessoal está sendo desocupado esse ano, acho que já no próximo mês. Então assim, vai chegar tarde”, disse nesta terça-feira (8) na Câmara Municipal.
De acordo com o prefeito, Fávaro na posição de ministro de Estado, poderia conseguir recursos com o Governo Federal com caráter imediato. A compra da área é estimada em R$ 20 milhões.
Estima-se que cerca de 2.500 famílias ocupem o local. A região, atualmente ocupada de forma irregular, está em litígio e sob análise do Poder Judiciário, com risco de desapropriação por ser uma área particular.
“Era importante conseguir os recursos agora. Eu acredito que ele, como ministro, teria condições de conversar com o Governo Federal para ver se consegue um recurso agora, para o ano que vem vai ser tarde”, completou Abilio.
Fávaro havia anunciado a indicação de suas emendas para a desapropriação das áreas nesta segunda (7) durante entrega de casas populares em Várzea Grande. Segundo o prefeito, o ministro disse que iria tentar mais recursos do Governo Federal, mas que ele “não está conseguindo muita coisa”.
Veja:
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|