Cuiabá, Sábado, 25 de Outubro de 2025
SEM ALIANÇA; VEJA
08.09.2025 | 09h49 Tamanho do texto A- A+

Abilio detona Janaina e nega apoio ao MDB: “Covardes e omissos”

Deputada aparece como uma das favoritas ao Senado; prefeito tem como aliado José Medeiros e Mendes

Rennan Oliveira/ Secom

O prefeito de CUiabá Abilio Brunini, que rechaça aliança com PL e MDB

O prefeito de CUiabá Abilio Brunini, que rechaça aliança com PL e MDB

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, rechaçou neste domingo (7) a possibilidade do PL formar uma aliança com o MDB nas eleições de 2026 em Mato Grosso.

 

Conversa com a gente aqui. A gente não vai entregar o nosso país para político em cima do muro

Durante ato cívico na Praça 8 de Abril, no dia da Independência do Brasil, Abilio usou boa parte do discurso para criticar adversários que, segundo ele, adotam posturas “omissas” e “incoerentes”.

 

Sem cita nomes, ele fez referência indireta à deputada estadual Janaina Riva (MDB), apontada como uma das favoritas à disputa pelo Senado.

 

“Tem novos Fávaros na política mato-grossense. E não é questão de gênero, não. Nós queremos mulheres de direita na política. [...] Mas uma coisa é certa: não podemos aceitar covardes e omissos", disse ele.

 

"Se a pessoa quer ser candidata ao Senado, mas está tirando foto com o cara que está cometendo atrocidades, de que lado ela vai estar?”, questionou.

 

Abilio se refere à foto que Janaina tirou com o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro é alvo de criticas de bolsonaristas.

 

No discurso, o prefeito ainda criticou parlamentares do MDB por votações no Congresso que, na avaliação dele, contrariam discursos feitos pela direita.

 

“O partido da pessoa esta votando contra [no Congresso]. Eu estive lá. O único deputado que eu vi de luta com a gente é o Osmar Terra. O resto sempre no centro. E, aí, agora vamos ter um senador do MDB aqui?”, disse.

 

“Com o meu voto não vai, não. O candidato de centro que não entende o que estamos passando, com o meu voto não vai ter não”, emendou.

 

O prefeito também sinalizou que não aceitará imposições da direção nacional do PL, hoje comandado pelo Valdemar da Costa Neto, sobre composições locais.

 

“’Ah, mas o presidente do seu partido vai concordar’. É, conversa os russos! Conversa com a gente aqui. A gente não vai entregar o nosso país para político em cima do muro”, disse.

 

No Instagram, a deputada estadual Janaina Riva evitou responder as provocações e disse que "debate eleitoral tem que ficar para o periodo e para o ano eleitoral".

 

Veja:

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Luciano   09.09.25 15h28
Abilio está absolutamente certo em manter distância do MDB. Chega de alianças por conveniência que só servem para manter os mesmos nomes no poder e afastar o povo da política. O eleitor cansou de ver projetos que deveriam ser por Cuiabá e por Mato Grosso sendo engolidos por acordos de bastidor que ignoram valores, coerência e compromisso com a mudança de verdade. Manter a palavra, mesmo diante de pressões políticas, é raro hoje em dia — e Abilio tem mostrado que tem lado: o lado do povo, não o lado dos conchavos. Quem votou nele foi exatamente contra esse tipo de "frente ampla" que junta quem sempre esteve em lados opostos só para garantir cargos e poder. Se é para escolher entre agradar a velha política ou manter a coerência com o que foi prometido nas urnas, Abilio está fazendo o que é certo. Aliança sem princípios é traição ao eleitor. E quem não entende isso, está na política pelos motivos errados.
0
0
Rodrigues  08.09.25 10h17
Abílio teu seu próprio candidato.. melhor candidata.. SUA ESPOSA.
27
28