Cuiabá, Terça-Feira, 21 de Outubro de 2025
POLÊMICA DO "CELSO"; VÍDEO
21.10.2025 | 16h40 Tamanho do texto A- A+

Abilio diz que jacaré ficará em parque e alerta: “Não é mascote”

No último sábado, animal ficou na pista e populares se aproximaram e até o tocaram

Victor Ostetti/MidiaNews

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunin, que comentou caso que aconteceu no último sábado (18)

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunin, que comentou caso que aconteceu no último sábado (18)

GIORDANO TOMASELLI
DA REDAÇÃO

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), criticou frequentadores do Parque das Águas que perturbam o jacaré apelidado de “Celso”. No último sábado (18), circulou vídeos de pessoas se aproximando e interagindo com o animal, alguns chegam a puxá-lo pelo rabo, enquanto ele atravessava pista de caminhada.

Da nossa parte, ele fica lá, é o habitat dele. Os alertas, são sempre os mesmos, mantenha um pouco de distância

 

Abilio orientou que as pessoas evitem se aproximar dos animais, sejam capivaras, patos ou jacarés.

 

“Da nossa parte, ele fica lá, é o habitat dele. Os alertas, são sempre os mesmos: mantenha distância. Eu nunca vi ele atacar pessoas, para atacar a pessoa tem que provocar, e eu vi algumas pessoas provocando", disse o prefeito.

 

"Então, a nossa recomendação é: não vai brincar, tentar bater no jacaré, não há necessidade de fazer isso. Ele é um animal que temos que respeitar e apenas observar”, acrescentou.

 

O jacaré e as capivaras são presenças frequentes no parque. Abilio reforçou que os animais, que vivem naturalmente no parque, não foram introduzidos pela prefeitura e fazem parte do ecossistema local. Segundo ele, o animal nunca apresentou comportamento agressivo nem ofereceu risco aos frequentadores, desde que mantida a distância segura.

 

“O Celso está no habitat natural dele, vivendo em paz. O que precisamos é que as pessoas deixem o jacaré em paz. É um animal silvestre, não é um mascote nem atração de zoológico. O parque é a casa dele, e cabe a nós respeitar isso”, alertou.

 

O gestor destacou que a prefeitura está elaborando um protocolo de segurança com orientações para visitantes e que a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) já iniciou a instalação de placas de sinalização alertando sobre a presença de animais silvestres.

 

O objetivo é evitar qualquer tipo de incidente e promover a convivência segura entre a população e a fauna que habita a área. Abilio lembrou que o Parque das Águas é um espaço ambiental urbano que abriga diversas espécies, e que o convívio com a natureza faz parte da proposta do local.

 

“Cuiabá é uma cidade cercada de vida silvestre. O Celso virou um símbolo disso. Queremos que ele continue lá, saudável, no ambiente dele, mas com o devido respeito e sem perturbações”, completou o prefeito.

 

Vídeo:

 

 

 

Leia mais:

 

Cuiabanos são surpreendidos com jacaré na pista de caminhada

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

João Moessa de Lima  21.10.25 17h27
O Prefeito está corretíssimo observa o "Celso" sem incomodá-lo é um animal silvestre e a provocação pode provacar acidente.
4
0