O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), chegou na segunda-feira (3) à Pequim, capital da China, e se reuniu com representantes da gigante CRCC, estatal chinesa que é a maior fabricante mundial de material ferroviário, para apresentar o projeto do ART (Autonomous Rail Transit ou transporte ferroviário autônomo em português).

Segundo o prefeito, eles visitaram também a fábrica em que é produzido o ART para conhecer melhor o modal, que ele deseja implantar na Capital.
Abilio chegou a sugerir ao governador Mauro Mendes (União) antes do início da campanha de 2024 a troca do BRT pelo novo sistema. Segundo ele, o ART usaria a mesma estrutura construída e a mudança teria impacto mínimo financeiramente, podendo até ser utilizada ao mesmo tempo do BRT.
“Estamos mostrando o potencial de Cuiabá e buscando conexões com os chineses em projetos de transporte inteligente, como o ART, que pode transformar a mobilidade da nossa cidade. É uma oportunidade de aprendizado e de abrir portas para investimentos sustentáveis”, disse Abilio antes da reunião.
O encontro foi mediado pelo presidente da corporação, Sun Yongcai. Segundo a Prefeitura, foram apresentadas soluções voltadas ao transporte urbano elétrico e integradas de gestão de mobilidade, incluindo o ART, que é um sistema sem trilhos movido a energia limpa.
A reunião também contou com a exibição de vídeos institucionais, troca de experiências técnicas e um debate sobre possíveis parcerias bilaterais entre Cuiabá e empresas chinesas.
Abilio deve seguir na China pelo menos até o próximo dia 10, pois participa do China International Import Expo (CIIE 2025).
No Brasil, a CRCC está expandindo sua atuação, com planos de fabricar trens em Araraquara (SP) e de fornecer novos trens para projetos como o Trem Intercidades (TIC) entre São Paulo e Campinas, uma linha do metrô de São Paulo e para o metrô de Belo Horizonte.
Veja:
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
| 
         
          0 Comentário(s).
         
         |