Cuiabá, Sexta-Feira, 16 de Janeiro de 2026
MEMORIAL DANTE; VÍDEO
16.01.2026 | 14h30 Tamanho do texto A- A+

Abilio: “Sobrinho reclama, mas não temos registro da visita dele”

Ele rebateu críticas de Leonardo sobre troca de local de memorial e citou aumento no fluxo de visitas

Victor Ostetti/MidiaNews

O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini, que rebateu críticas sobre mudança em Memorial

O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini, que rebateu críticas sobre mudança em Memorial

ANDRELINA BRAZ
DA REDAÇÃO

O prefeito Abilio Brunini (PL) rebateu as críticas do presidente do Instituto Dante de Oliveira, Leonardo de Oliveira, após a retirada do acervo do memorial do ex-governador, que funcionava na Praça Rachid Jaudy, em Cuiabá.

 

Sobrinho do Dante de Oliveira está reclamando, mas não temos registro da visita dele ao local durante 2025

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta-feira (16), Abilio disse que o espaço onde o memorial estava instalado permaneceu abandonado por anos, sem visitação pública, inclusive por parte do ex-vereador.

 

“Eu sei que o sobrinho do Dante de Oliveira está reclamando, mas não temos registro da visita dele ao local durante o período de 2025. Agora ele aparece para reclamar”, afirmou.

 

Segundo Abilio, diante da falta de fluxo de pessoas, o espaço acabou se transformando em um local com uma série de problemas relacionados à violência urbana.

 

As críticas do presidente da instituição e sobrinho do ex-governador tiveram início após a remoção temporária do acervo, determinada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Medeiros.

 

Ainda de acordo com Abilio, após transferência do acervo para o Museu do Morro da Caixa d’Água Velha, houve um aumento significativo no número de visitantes, superando o registrado nos últimos seis anos na praça Rachid Jaudy

 

“No pouco espaço de tempo, em cerca de duas semanas desde que a Secretaria de Trabalho passou a funcionar no local, o Memorial Dante de Oliveira já recebeu mais visitação do que havia recebido em seis anos. As pessoas têm ido buscar serviços e acabam conhecendo a história e o trabalho do Dante”, disse.

 

O prefeito ressaltou ainda que Dante de Oliveira foi uma figura importante para a história política do estado e do país e garantiu que a memória continuará sendo preservada. No entanto, enfatizou a importância das mudanças realizadas pela prefeitura para garantir a segurança e a revitalização do espaço.

 

Por meio de nota, Leonardo de Oliveira afirmou que a retirada do acervo ocorreu de forma abrupta, sem comunicação prévia à família, que perdeu, na última segunda-feira (12), a matriarca Maria Benedita Martins de Oliveira, aos 104 anos.

 

Veja o vídeo:

  

 

 

Leia mais sobre o assunto: 

 

Secretaria retira acervo de Dante após achar falhas; família critica

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia