Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
SIMBÓLICO; VEJA
05.05.2023 | 14h21 Tamanho do texto A- A+

Após quitar dívida milionária, MT "paga" R$ 1 pela Rota do Oeste

Governador Mauro Mendes assinou ordens de serviço para início das obras na rodovia BR-163

Mayke Toscano/Secom

O momento em que o governador Mauro Mendes entrega a moeda a Julio Perdigão

O momento em que o governador Mauro Mendes entrega a moeda a Julio Perdigão

GUSTAVO CASTRO E CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes (União) fez o pagamento simbólico de R$ 1 ao ex-diretor da concessionária Rota do Oeste, Júlio Perdigão, para assumir o controle acionário da empresa, que agora passa a se chamar Nova Rota.

 

O ato foi feito na manhã desta sexta-feira (5), em Cuiabá, quando Mendes assinou as ordens de serviço para recuperação de trechos da rodovia  BR-163, (assista ao vídeo no final da matéria).

 

“Chegou-se a conclusão que ela [Rota do Oeste] não valia nada. Se valesse alguma coisa, o mercado teria comprado. Vinte empresas grandes no Brasil, empresas internacionais se aproximaram e fizeram esse 'valuation'. Então, simbolicamente, o Governo está dando R$ 1 por essa companhia”, disse Mendes.  

 

Chegou-se a conclusão que ela [Rota do Oeste] não valia nada. Se valesse alguma coisa, o mercado teria comprado

Nos últimos anos, a empresa viveu uma grave crise financeira com muitas dívidas e sem capacidade de endividamento, o que acabou impedindo de cumprir o contrato para melhorias na BR-163. 

 

Para concretizar o negócio, o Governo do Estado teve que assumir uma dívida da empresa com sete bancos que chegavam ao montante de R$ 950 milhões. O Estado fez uma proposta, por meio da MTPAR (MT Participações e Projetos), e quitou todas as dívidas por R$ 446 milhões.

  

“O Governo quitou um passivo que tinha, para não ficar usando o dinheiro que tinha para pagar bancos. Conseguimos um desconto de 50% na dívida e agora nós temos a companhia que vai ter tarifa sendo arrecadada e sendo aplicada exclusivamente na operação da companhia e nos investimentos”. 

 

Antes de ser passada para as mãos do Governo, a Rota do Oeste tinha como acionistas a Odebrecht (60%), Caixa Econômica Federal (30%) e BNDESpar (10%). 

 

Transferência de concessão

 

Desde que assumiu a via, em 2014, a concessionária Rota do Oeste duplicou apenas cerca de 120 quilômetros.

 

O Governo de Mato Grosso, então, decidiu por negociar a transferência do controle acionário da companhia, de modo que assumiu as obras por meio da MTPAR. 

 

A iniciativa permite ao Governo realizar, de forma imediata, as obras para duplicação da via, sem a necessidade de passar por relicitação. Além disso, permitirá a manutenção do patamar tarifário.

 

Os trecho prioritários são do Posto Gil a Nova Mutum (Km 507 ao Km 603); a travessia urbana de Sinop (Km 823 ao Km 834), e a Rodovia dos Imigrantes (KM 321,3 ao 353,5), que receberá obra de manutenção, neste primeiro momento. 

 

A projeção é de que ao menos 36 quilômetros de pistas duplicadas sejam entregues ainda no primeiro ano de concessão.

 

Veja:

 

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