Cuiabá, Terça-Feira, 22 de Julho de 2025
FEDERAÇÃO
05.06.2025 | 14h06 Tamanho do texto A- A+

Araújo projeta 3 eleitos à Câmara e espera Virginia puxando votos

Federação tem dificuldade na formação de chapa à Assembleia, mas cita chapa federal completa

Victor Ostetti/MidiaNews

O deputado estadual Paulo Araújo:

O deputado estadual Paulo Araújo: "Bem possível eleger três deputados federais"

CÍNTIA BORGES E GIORDANO TOMASELLI
DA REDAÇÃO

Presidente do PP de Mato Grosso, o deputado estadual Paulo Araujo afirmou que a Federação União Progressista já tem nomes suficientes e fortes para eleger três deputados à Câmara Federal no ano que vem.

A chapa à federal do União Brasil com o PP é bem possível eleger três deputados federais. Tem vários nomes

 

O destaque como “puxadora de votos” seria a primeira-dama do Estado Virginia Mendes (União). 

 

“A chapa à federal do União Brasil com o PP é bem possível eleger três deputados federais. Tem vários nomes. E ainda sim, se confirmar a candidatura da Dona Virginia, e a gente com certeza, absoluta, vai eleger três deputados da federação”, afirmou.

 

Ano que vem, Mato Grosso deve ter de nove a dez cadeiras na Câmara Federal, a depender de como o Senado Federal votar a proporcionalidade da distribuição de vagas no Congresso. Atualmente são oito. 

 

A dificuldade encontrada pela federação, segundo Paulo Araújo, é para a formação de chapa para deputado estadual.

 

A futura federação entre União e Progressistas tem encontrado dificuldade para filiar novas lideranças e fazer com que as já existentes tentem disputar um cargo na eleição do ano que vem. É que as siglas contam com nomes fortes – e com votos consolidados – que já pleiteiam um cargo na Assembleia Legislativa.

 

O presidente do PP citou ainda a incerteza sobre o cenário político eleitoral por conta das federações e possíveis fusões partidárias que devem ocorrer nos próximos meses. Entre elas, ele citou a federação PRD e Solidariedade, que deve ser anunciada no próximo dia 11 de junho e a do MDB com o Republicanos, ainda em fase de discussão.

 

“Essa semana, por exemplo, teve a federação do PRD com Solidariedade, e era coisa que estava no script. Ainda tem mais novas federações.. Nós vamos aguardar o cenário ficar um pouco mais claro”, afirmou.

 

Nos bastidores, já se fala de uma possível saída de Araújo do PP para tentar viabilizar sua candidatura em um partido menor, e com maior chance de se eleger.

 

Na última segunda (2), a Federação União Progressista se reuniu e ao final os correligionários se comprometeram a levar uma lista com até cinco nomes de possíveis pessoas para concorrer aos cargos. O próximo encontro ocorrerá na segunda-feira (9).

 

Veja:

 

 

Leia mais sobre o assunto:

 

União e PP relatam dificuldades para atrair nomes visando 2026

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia