Cuiabá, Sábado, 5 de Julho de 2025
VIROU NOVELA
20.08.2013 | 10h30 Tamanho do texto A- A+

Ator afirma que vai desistir de acordo com primeira-dama

André D’Lucca alega foi induzido ao erro em documento assinado ontem

CellulaBastidores

André D'Lucca afirmou que foi induzido ao erro em acordo firmado com Roseli Barbosa

André D'Lucca afirmou que foi induzido ao erro em acordo firmado com Roseli Barbosa

ISA SOUSA
DA REDAÇÃO
O ator André D’Lucca afirmou ao MidiaNews, nesta terça-feira (20), que vai desistir do acordo firmado ontem (19) com a primeira-dama de Mato Grosso e secretária de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa.

Segundo o humorista, o documento foi assinado por ele se sentir “pressionado e com medo”.

“Pelo acordo ao qual eu fui induzido a assinar, apareço como o vilão da história. Mas, na verdade, eu não fiz nada de errado e não vou sair por baixo nessa história”, disse.

"Pelo acordo ao qual eu fui induzido a assinar, apareço como o vilão da história. Mas, na verdade, eu não fiz nada de errado e não vou sair por baixo nessa história"


De acordo com D’Lucca, ainda hoje, ele irá entrar com uma petição na Justiça para desistir do acordo.

À reportagem, ele também informou que continuará com a peça “Os Segredos de Almerinda”, assim como com as críticas ao Lar da Criança e à primeira-dama do Estado.

A entidade é administrada por Roseli e está sendo alvo de investigações do Ministério Público Estadual (MPE).

Em nota encaminhada nesta manhã pelo advogado de D'Lucca (confira abaixo), Eduardo Mahon, uma outra justificativa é de que o advogado de Roseli, Ulisses Rabaneda, ter afirmado que o pedido de desculpas teria partido do humorista.

"O ator André D’Lucca, ao observar as declarações do advogado Ulisses Rabaneda de que teria pedido desculpas à cliente dele e, em função disso, o processo indenizatório movido por Roseli Barbosa fora retirado, declina do acordo e prossegue com o processo".

Ainda segundo Mahon e D'Lucca, no acordo, estaria claro o fato do ator fazer distinção entre crítica à gestão pública e à vida pessoal da primeira-dama.

"Nas postagens que fez, reproduzidas no processo, a abordagem deu-se exclusivamente sobre o Lar das Crianças, objeto de investigação por parte do Ministério Público Estadual. Portanto, as críticas são a atos de gestão, plasmados em processos judiciais e extrajudiciais – públicos, de qualquer sorte".

Um dos pontos que corrobora para o fato de o pedido de desculpas partir de Roseli, relembra Mahon, é que todas as custas processuais serão pagas por Roseli.

"Da mesma forma, consideramos que foi a Autora Roseli Barbosa quem retirou o processo, arcando inclusive com as custas judiciais e não o contrário, sintoma de um reconhecimento de excesso do direito de ação."

O acordo


Intermediado pelos advogados Ulisses Rabaneda e Eduardo Mahon - respectivamente, de Roseli e de D’Lucca -, o acordo firmado ontem, supostamente, selava uma paz a polêmica envolvendo as duas figuras públicas.

O caso ganhou notoriedade na semana passada, quando o juiz Yale Sabo Mendes negou, em caráter liminar, que o ator fosse impedido de citar Roseli em suas peças como a personagem Almerinda ou nas redes sociais.

Em nota à imprensa, Mahon informou que Roseli esclareceu que as ações judiciais, nas esferas cível e criminal, se deviam exatamente ao fato de D’Lucca vir cometendo os atos.

Na conciliação, a primeira-dama argumentou ainda que interpretou as críticas como um ataque à sua honra e à imagem, e que não pretendeu censurar ou atacar a liberdade de expressão do ator.

D’Lucca, por sua vez, esclareceu que há diferença entre críticas de conteúdo social e político e alvejar a pessoa física que ocupa o cargo público.

Os termos do acordo seriam, posteriormente, homologados na 9ª Vara Cível da Comarca de Cuiabá. Agora, a ação deve ser cancelada.

Confira a íntegra da nota de André D'Lucca:

O ator André D’Lucca, ao observar as declarações do advogado Ulisses Rabaneda de que teria pedido desculpas à cliente dele e, em função disso, o processo indenizatório movido por Roseli Barbosa fora retirado, declina do acordo e prossegue com o processo.

Na verdade, como se lê no termo de acordo proposto, o ator faz uma distinção entre crítica à gestão pública e à vida pessoal. Nas postagens que fez, reproduzidas no processo, a abordagem deu-se exclusivamente sobre o Lar das Crianças, objeto de investigação por parte do Ministério Público Estadual. Portanto, as críticas são a atos de gestão, plasmados em processos judiciais e extrajudiciais – públicos, de qualquer sorte.

No acordo celebrado, também deixamos assentado que o artista tem direito a prosseguir com críticas à gestão pública do Lar das Crianças e de qualquer outro segmento governamental mato-grossense, excetuando a abordagem pessoal que, de fato, nunca houve e nem nunca haverá. Da mesma forma, consideramos que foi a Autora Roseli Barbosa quem retirou o processo, arcando inclusive com as custas judiciais e não o contrário, sintoma de um reconhecimento de excesso do direito de ação.

Com relação ao pedido de desculpas, a minuta deixa claro que ambas as partes reconsideram as suas posições porque, somente assim, haverá acordo possível. Lamentavelmente, porém, o advogado da primeira-dama deu a entender que o pedido de desculpas fora unilateral, havendo uma retratação que não existiu e sim um compromisso ético da não abordagem particular de intimidades e prosseguimento livre na crítica à gestão pública, o que é constitucionalmente assegurado.

Por essas razões, lamentando novamente as declarações da outra parte, peticionaremos em Juízo requerendo o prosseguimento da ação para que se prove o direito inalienável de crítica pública, mormente se tratando de atos de gestão e não da pessoa dignatária do cargo. Coloca-se à disposição por meio do advogado constituído que falará especificamente sobre o processo, daqui em diante.

Atenciosamente,

ANDRÉ D’LUCCA

ATOR

Leia mais sobre o assunto:

Primeira-dama tenta impedir comentários de ator André D'Lucca


"Foi uma grande surpresa ser processado", diz ator

Primeira-dama de MT e ator firmam acordo na Justiça

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
8 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Figueiredo  21.08.13 08h51
Figueiredo, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
rodrigo  21.08.13 08h32
ta certo André , corre pelos seus direitos ...
1
0
Thiago Abravanel  20.08.13 17h51
Thiago Abravanel, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
José Antonio de Castro Leite Nogueira  20.08.13 16h03
Induzido a erro por quem, exatamente?
7
2
João  20.08.13 15h54
João, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas