Cuiabá, Sexta-Feira, 4 de Julho de 2025
ACORDO DE R$ 793 MI
04.07.2025 | 14h19 Tamanho do texto A- A+

Sinfra: últimos vagões do VLT são transferidos pelo Governo da BA

Primeira parcela da venda dos veículos já foi paga pelo estado baiano no final do ano passado

Divulgação

Últimos vagões do VLT são transferidos pelo Governo da Bahia

Últimos vagões do VLT são transferidos pelo Governo da Bahia

DA REDAÇÃO

Os últimos vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foram oficialmente transferidos na manhã desta sexta-feira (4) de Várzea Grande até a sede da empresa CAF, localizada em Hortolândia, no interior de São Paulo. A informação é da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

 

Segundo a Pasta, a operação é conduzida pelo Governo da Bahia, que, posteriormente, transportará os veículos até Salvador.

 

A transferência faz parte do acordo firmado entre os Governos de Mato Grosso e da Bahia e o Consórcio VLT, com mediação do Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Ao todo, os 40 vagões foram negociados por R$ 793,7 milhões. O acordo estabeleceu o pagamento para Mato Grosso em quatro parcelas anuais, corrigidas pela inflação. A primeira foi paga em dezembro de 2024.

 

As obras do VLT foram iniciadas em 2013, com a expectativa de que o modal atendesse a população da Região Metropolitana e os turistas durante os jogos da Copa do Mundo de 2014. No entanto, os trabalhos foram paralisados ainda em 2014, com menos de 20% dos trilhos implantados, deixando um rastro de obras inacabadas e prejuízo milionário.

 

Investigações policiais e revelações feitas por meio de delações premiadas indicaram que a escolha do modal e a contratação do consórcio foram marcadas por corrupção e pagamento de propinas.

 

Com isso, o Governo do Estado decidiu rescindir o contrato com as empresas responsáveis. Após alguns anos de disputas judiciais, o acordo mediado pelo Tribunal de Contas da União encerrou o caso e permitiu o ressarcimento dos cofres públicos.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

João Moessa de Lima  04.07.25 17h06
Enfim livre desse elefante multicolorido.
2
0