Cuiabá, Terça-Feira, 1 de Julho de 2025
"NÃO É CACIQUE"
14.12.2022 | 14h20 Tamanho do texto A- A+

Bolsonarista preso não representa xavantes, dizem indígenas

Serere não é cacique e houve má-fé no uso da imagem do povo xavante, afirmam líderes da etnia

Fotoarena/Folhapress

José Acácio Serere Xavante, pivô de atos violentos em Brasília

José Acácio Serere Xavante, pivô de atos violentos em Brasília

DA FOLHAPRESS

Líderes do povo xavante dizem que José Acácio Serere Xavante, preso por participação em atos antidemocráticos em Brasília, não representa os indígenas da etnia nem as reivindicações que defendem.


Segundo esses líderes, Serere foi financiado por fazendeiros e empresários de Mato Grosso e tratado equivocadamente como cacique por bolsonaristas, em evidente má-fé no uso da imagem dos xavantes.


A reportagem não conseguiu contato com representantes de Serere.


O indígena foi preso temporariamente por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), a pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República).


A prisão desencadeou atos de vandalismo em Brasília, com carros e ônibus incendiados e depredação de patrimônio público, na noite de segunda (12). Nesta terça, o Supremo manteve a prisão temporária de dez dias imposta a Serere, após audiência de custódia. Ele permanece detido no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal.


O indígena vinha se colocando como um líder nos atos na capital do país, com ataques ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e a Moraes e ofensiva contra o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas em 30 de outubro.


A tentativa de invasão ao prédio da Polícia Federal, no mesmo dia da diplomação de Lula no TSE, ocorreu na sequência da prisão de Serere pela PF.

 

Nossa indignação é com os financiadores da participação de Serere nesses atos

Entre os praticantes do vandalismo estão acampados da área do QG do Exército, segundo forças policiais do Distrito Federal.


"Nossa indignação é com os financiadores da participação de Serere nesses atos", afirma Lúcio Xavante, presidente interino da Coordenação Geral Indígena Xavante.

 

"Os financiadores são fazendeiros e empresários, que colocam o indígena na frente para representar essa insatisfação com o resultado das urnas."


Em Mato Grosso, há mais de 23 mil indígenas xavantes, segundo a coordenação. Eles estão em nove terras indígenas, em áreas próximas a 14 cidades do estado.


Serere é da terra indígena Parabubure, onde vivem 3.800 indígenas. O município mais próximo é Campinápolis, no leste do estado, a 550 km da capital Cuiabá.


O indígena não é cacique no território, segundo líderes ouvidos pela reportagem. Ele é de uma família de caciques, como Celestino, tratado como uma das lideranças mais importantes em defesa dos interesses do povo xavante.


Em 2020, o indígena foi candidato a prefeito de Campinápolis pelo Patriota. O nome usado na urna foi Pastor Serere Xavante –ele foi derrotado.


Serere já atuou na coordenação do movimento xavante, mas se distanciou da organização a partir do momento em que intensificou sua atuação no bolsonarismo, segundo Lúcio Xavante. Esse distanciamento coincidiu com a candidatura de Serere à prefeitura, diz Lúcio.

Os financiadores são fazendeiros e empresários, que colocam o indígena na frente para representar essa insatisfação


"Essa participação dele nesses atos não tem nada a ver com nossa luta, que é bem diferente de invasão de terras indígenas, de ameaças ao nosso território e da agenda anti-indígena no Congresso para beneficiar latifundiários", afirma.


Entre os xavantes, os bolsonaristas são uma minoria, diz Lúcio. É o que diz também Rafael Weree, xavante que coordena o movimento indígena no PDT.


Rafael estima que, dos mais de 23 mil xavantes, cerca de 1.000 apoiam Bolsonaro. "99% dos xavantes querem a paz e respeitam o resultado da eleição", afirma.


Para Rafael, Serere "sabia o que estava fazendo". "Ele não é criança, não é adolescente. Então, eu espero que agora essas pessoas do agronegócio, que financiam essas manifestações, o ajudem de alguma maneira."


O extremismo de Serere recebeu constante oposição do povo xavante, e ele foi aconselhado a moderar, conforme Rafael.


"Ele é um irmão xavante nosso, a gente fica preocupado, mas ele que se colocou no extremismo na política, ao contrário da própria orientação dos xavantes. E nossa orientação sempre foi respeitar a Justiça e o resultado do sistema eleitoral brasileiro."


O apoio de uma minoria a Bolsonaro se deve ao arrendamento de terras a fazendeiros e um desejo por "dinheiro fácil", afirma Lúcio Xavante. Esses bolsonaristas estariam concentrados em duas terras indígenas, a Parabubure, de Serere, e a Sangradouro.


"Esse episódio vai fazer com que os brasileiros pensem que os xavantes apoiam Bolsonaro e esses atos que estão ocorrendo. E nós não apoiamos", diz.


A posição vem sendo externada por outros líderes xavantes em vídeos divulgados em redes sociais e pelo WhatsApp desde o momento da prisão de Serere.


Os xavantes têm o hábito de se dividir por grupos etários, em oito grupos, com afinidades e interação dentro de cada camada, explica Lúcio. Ele e Serere são do mesmo grupo.


"Estamos envergonhados. Ele quebrou o princípio da verdade que é uma característica do nosso grupo", diz. "Ele tinha conhecimento sobre o que fazia e sobre ser preso. Mas entendo que ele foi usado por quem é fanático e vive de ódio."

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
10 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Oliveira  15.12.22 10h00
Armindo de Figueiredo - Para de mentir. Para saber se o índio responde ou não pelo crime é preciso analisar o caso concreto. É necessário averiguar se, de acordo com sua cultura, costume e tradição, ele entendia o caráter ilícito de determinada conduta considerada crime em lei, pela cultura dominante. Então, para um indígena que saiu de sua aldeia, vive no nosso meio, ja foi preso por trafico, e candidato a prefeito, ele conhece bem as nossas leis, e esta sim sujeito a elas.
21
3
Bruno  15.12.22 09h43
O Sr. Armindo, aprendeu a sair dos grupos de fake news do zapzap? O Lula vai liberar os bingos novamente.. aproveita que agora terá ocupação!!!!
16
7
marcos  15.12.22 07h46
Se acham que esse Cacique é bonzinho, convide-o para morar junto e confraternizar o natal.
17
1
Nascimento  14.12.22 19h25
Por que o senhor, Lord, Sayagin Alexandre de Moraes não libera os códigos fontes de toomente das as urnas para resolver logo esta questão ? Simples de resolver a situação e nisto sobre sobra somente 2 hipoteses: Moraes está certo e com os códigos abertos realmente pode agir como tem agido. Moraes sabe que as urnas apresentaram " anomalia" e todas as suas ações estão na ilegalidade. Simples de resolver a situação ( Navalha de Oclam), o resto é só ideologia, fanatismo partidário e ego de poder. Abra se as fontes das urnas.
3
16
Armindo de Figueiredo Filho  14.12.22 19h14
Meus "caríssimos'' HUGO, JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER(abaixos). QUE DUPLA/DUETO MARAVILHOSO por sinal... SEM NOÇÃO!!. SE LIGAM!!!! Devem  pertencer à "Turma da lacração" ; Turma de "quanto pior melhor" "Ele não " # Fora Bolsonaro e por aí vai.. Já considero meus "admiradores". Vão engordar a minha coleção.  Não os conhecemos.. e nem PRETENDO. Sentiram-se incomodados com os meus dizeres.  Nota-se pelos seus INCÔMODOS!! Parece que não tem argumentos. Isso é praxe da OPOSIÇÃO!! Só sabem LACRAR!!!! ENTENDA .... os meus comentários, são baseados em FATOS.... e, nele procuro a sua veracidade ou não... até então, divulgados pela mídia OK?? Vivo em uma Democracia (por enquanto... MAS, se a turma (Esquerdistas) que vocês IDOLATRAM voltar ao PODER (Meio Improvável...) Aí poderemos dizer adeus a democracia e liberdade de expressão. Me poupe desenhar!!! Como disse... por enquanto tenho o livre arbítrio, de pensar, falar e agir... e ESCREVER... Parece que isto está fora dos teus conhecimentos...QUE PENA!!! ( deu para notar).. Para lhe deixar bem CLARO..., o meu comentário é PESSOAL!! Se vocês pensam o contrário... vão em frente.. expõem as suas idéias .. se é que as tem!!! Na verdade NÃO TEM!!! Fazem com prudência e respeito. Respeite as DIVERSIDADES, opiniões contrárias às suas. Nunca CITEI e nem cito nomes dos comentaristas que deixam as suas opiniões, para não sentirem ofendidos/deslocados/desagradáveis, como são os seus casos insistindo em colocar/zoar/debochar... enfim ENCHER O SACO  por não compactuar as mesmas ideias suas. Isso é lamentável!!! ...... Aprenda... É só RESPEITAR !! E tem mais....Faça os seus comentários e "PT SAUDAÇÕES" e deixe rolar.... Por isso existe o "LIKE  e o DISLIKE ", se não forem dos seus agrados, respeitem a dos outros. Vai um conselho: Toma uma GELADINHA que hoje é Quarta Feira . A bolsa despencando, o dólar subindo e a esquerda está ARRANCANDO os pentelhos e o desespero bateu. NB:::Quem fala a verdade incomoda os ignorantes. Chega!!! . Solicito GENTILEZA de não mais mencionar o meu nome e dos demais comentaristas  ...... Sem mais delongas... Em Tempo::Quanto ao seu "DIPLOMINHA"" (Joaquimzinho...) é bom RASGA-LO mesmo... porque não deve valer NADA... Fim de papo
4
13