Cuiabá, Quinta-Feira, 14 de Agosto de 2025
CCJR
14.08.2025 | 16h36 Tamanho do texto A- A+

Botelho defende PL que propõe vedar concurso público apenas para formação de cadastro reserva

Durante reunião da CCJR, presidente da comissão destacou a importância de evitar a formação de cadastro de reserva em detrimento de candidatos aprovados em concursos públicos

Assessoria

Ilustração

DA REDAÇÃO

Durante a 19ª reunião híbrida da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), realizada nesta terça-feira (12), o deputado Eduardo Botelho (União), presidente da comissão defendeu o Projeto de Lei (PL) nº 1619/2023, de autoria da deputada Janaína Riva (MDB).

 

A matéria, que recebeu parecer favorável, tem o objetivo de coibir a realização de concursos públicos com oferta simbólica de vagas ou destinados exclusivamente à formação de cadastro de reserva, além de impedir o chamamento por processos seletivos em detrimento de candidatos aprovados em concursos públicos.

 

O encontro contou também com a participação do deputado Wilson Santos (PSD), suplente no colegiado.

 

O presidente da comissão, Eduardo Botelho, destacou que o intuito do cadastro reserva é interessante, porém muitas pessoas ficam na expectativa de serem chamadas para tomar posse, um ou dois anos, e muitas vezes, isso não acontece, gerando frustração.

 

“Aumentou 20, 30 vagas, por exemplo, o estado precisa fazer o concurso com as vagas reais que precisa, sem gerar expectativas, na certeza de que, quem for aprovado, será chamado a nomeação de fato”, destacou.

 

“Agora, a expectativa é levar essa discussão ao plenário, para que todos possam entender a necessidade de fazer algumas alterações na lei vigente”, destacou o deputado Wilson Santos.

 

Também foram apreciadas outras matérias, entre elas, uma que assegura aos recém-nascidos e gestantes atendidos pelo Sistema Único de Saúde de Mato Grosso (SUS-MT) o direito ao teste para diagnóstico de fissura labiopalatal, no pré-natal ou na sala de parto; e outra que propõe a criação de um sistema de bloqueio de celulares furtados ou roubados no âmbito estadual.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia